Início do conteúdo

IFPE Caruaru oferta quase 160 vagas em cursos de qualificação profissional

São turmas de Montador de Andaimes, Eletricista Industrial, Mecânico Montador de Máquinas e Soldador, através do Programa Autonomia e Renda Petrobras. Inscrições até 05 de janeiro.


O Programa Autonomia e Renda Petrobras está com inscrições abertas, de 11 de dezembro de 2025 a 05 de janeiro de 2026, para cursos gratuitos que serão realizados em Caruaru em parceria entre a Petrobras e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). São duas turmas de “Montador de Andaimes”, uma de “Eletricista Industrial”, uma de “Mecânico Montador de Máquinas” e uma de “Soldador”, somando quase 160 vagas. Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC).

As aulas ocorrerão de forma presencial, no Campus Caruaru do IFPE. O início está previsto para 16 de março de 2026 e as atividades terão duração de cinco a seis meses. Os participantes receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período do curso. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais.

Sobre as inscrições e a seleção de estudantes

Para se inscrever, é necessário ter 18 anos de idade ou mais e o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) completo. Terão prioridade moradores de Caruaru, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho que atualmente estejam em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com baixa renda e sem vínculo formal de emprego, em especial de grupos minorizados, como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgênero, travestis, indígenas, quilombolas e refugiados. A seleção dos estudantes será por sorteio público entre os inscritos.

Todos os detalhes estão informados no edital Faifsul Nº107, disponível no site autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes. As inscrições vão até 05 de janeiro de 2026, por formulário eletrônico, cujo link está disponível junto ao edital.

Sobre os cursos:

ELETRICISTA INDUSTRIAL

Os profissionais formados pelo curso de Eletricista industrial estarão capacitados para auxiliar na instalação e parametrização de equipamentos elétricos industriais, para auxiliar na calibração de equipamentos elétricos, e para realizar manutenção corretiva ou preventiva de rede elétrica e equipamentos elétricos industriais. A duração aproximada é de seis meses, totalizando 360 horas. São ofertadas 33 vagas.

MECÂNICO MONTADOR DE MÁQUINAS

Os participantes do curso vão aprender sobre Conhecimento de elementos de máquinas, manutenção preventiva em equipamentos, leitura e interpretação de manuais técnicos, conhecimento e interpretação de grandezas físicas aplicadas mecânicas do contínuo. A duração aproximada é de cinco meses, totalizando 280 horas. São ofertadas 33 vagas.

MONTADOR DE ANDAIMES

O profissional formado no curso de montador de andaime aprenderá técnicas de montagem e desmontagem de estruturas em diferentes níveis e configurações. Estará apto a Identificar e selecionar os componentes adequados de acordo com o projeto e as exigências do local, além de estar capacitado a aplicar procedimentos de segurança e prevenção de riscos para garantir estabilidade das estruturas e proteção da equipe. A duração aproximada é de cinco meses, totalizando 280 horas. São ofertadas 66 vagas.

SOLDADOR

O profissional formado no curso de soldador aprenderá técnica de soldagem em todas as posições, Corte de chapas e materiais metálicos com plasma e esmerilhadeira, soldagem de peças estruturais, tubulações espessas e tubos de chapa fina (metalon). A duração aproximada é de cinco meses, totalizando 300 horas. São ofertadas 33 vagas.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio. É uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a FaifSul e a Firjan/Senai/Sesi.

Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais do @ifpecaruaru.

Fim do conteúdo