IFPE Caruaru realiza cerimônia virtual de formatura de Engenharia Mecânica

Cerimônia aconteceu pelo Meet e foi transmitida pelo canal do Campus Caruaru no youtube.

Na última quinta-feira (18) o IFPE Caruaru promoveu mais uma formatura do Bacharelado em Engenharia Mecânica. A cerimônia começou às 19h30, através do Google Meet, e foi transmitida pelo canal do IFPE no youtube. Por conta da pandemia, essa foi a segunda formatura virtual promovida pelo Campus, com todos os participantes em suas respectivas residências. Clique aqui para conferir a cerimônia na íntegra.

Colaram grau os formandos: Felipe Pereira da Silva, Jefferson José da Silva Lira, Júlio Teófilo dos Santos Neto, Luan Ewerton Pereira Cruz, Lucas de Melo Araújo, Lucas Henrique Torres Fernandes, Priscila Carolina Cunha de Lima e Victor Antônio Bezerra Melo Cavalcanti.

A mesa de honra foi presidida pelo reitor do IFPE, o professor José Carlos de Sá. A composição ficou por conta da Diretora-Geral do Campus, Elaine Rocha; o assessor especial do Gabinete da Prefeita de Caruaru, José Pereira; o diretor de Ensino do Campus, Fagner Monteiro; o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Felipe Vilar; o patrono da turma, Diniz Júnior; e o paraninfo, José Manoel de Souza.

O juramento do curso foi feito por Priscila de Lima e o diploma de láurea acadêmica foi concedido ao formando Jefferson Lira. Em seu discurso, Victor Cavalcanti, orador da turma, relembrou os amigos e as histórias que colecionou durante os anos de curso. “Não esperávamos celebrar esse momento em tempos tão difíceis como esse, em formato online, sem o contato físico um com outro, no meio de uma pandemia. Mas finalmente podemos dizer que somos Engenheiros. Profissionais que são, em sua essência, resilientes”, declarou Cavalcanti.

Felipe Vilar, coordenador do curso, destacou que mesmo agora que são Engenheiros, os formandos não vão deixar de ser aprendizes. “Enquanto vocês passaram por todas as dificuldades do curso, todos os desafios que foram propostos, na verdade vocês estavam construindo a coisa mais importante que o Engenheiro tem: a mentalidade”. Em sua fala, a Diretora-Geral do Campus, Elaine Rocha, aproveitou para lembrar que “a cerimônia de formatura é a conclusão de um trabalho realizado por muitas mãos: família, equipe administrativa, professores e, claro, pelos estudantes que tiveram a força de chegar até aqui”.

O reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá, ressaltou que a formatura é o ápice do trabalho de quem atua na Educação. “A razão do nosso trabalho é entregar a sociedade aqueles que, ao longo desse tempo, procuramos formar da melhor maneira possível como profissionais. Temos nossa obra traduzida no êxito de vocês”.

José Carlos também citou os desafios trazidos pelo momento de pandemia. “Particularmente nesse último ano, quando os desafios foram ainda maiores, precisamos rever nossa prática docente. Tivemos que passar para uma nova dinâmica e contamos com a enorme compreensão dos nossos servidores e estudantes. Vocês estão prontos para enfrentar o mundo extremamente desafiador e competitivo do trabalho. Sintam-se muito bem preparados. Faço votos de que vocês possam evoluir muito profissionalmente e como seres humanos, é uma busca diária”, finalizou.