IFPE Caruaru vai promover Torneio de Xadrez

O MATXAD é organizado por professores de Matemática, Educação Física e História.

O IFPE Caruaru vai realizar a terceira edição do MATXAD, um campeonato de xadrez organizado por professores de Matemática, Educação Física e História. O torneio acontece no dia 29 de setembro, às 8h30, na Área de Convivência. Entre os participantes da competição estão estudantes e servidores do Instituto, além do público externo. No dia, o participante deve levar seu próprio jogo.

O evento tem parceria com a Academia Caruaruense de Xadrez. A abertura será marcada pela apresentação cultural Xadrez Humano, promovida pelo professor de Artes Rafael Alves. Os participantes devem trazer 1kg de alimento não perecível no dia do evento, que será doado a uma instituição de acolhimento da região. São 27 vagas e caso o número de inscritos ultrapasse esse valor será feita uma seleção de acordo com critérios estabelecidos pela organização do evento.

O Matxad é resultado de um projeto desenvolvido por docentes do campus Caruaru, que é divido em três etapas. Fatores como contexto histórico do xadrez e suas regras são trabalhados na primeira fase. É na segunda parte que acontece o torneio, momento em que os participantes desenvolvem os elementos concentração, estratégia e raciocínio lógico. Na terceira fase assuntos como função do 1º grau, geometria analítica, probabilidade e análise combinatória são abordados através do xadrez.