Inscrições abertas para o PAPMEM

Programa oferece capacitação gratuita de Matemática para professores do Ensino Médio.

De 24 de novembro a 11 de janeiro estão abertas as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). O programa oferece treinamento gratuito aos professores, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. A iniciativa é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esta é a 4ª edição do PAPMEM no IFPE Caruaru. As inscrições serão feitas via formulário eletrônico.

São 60 vagas e a seleção dos participantes será feita na seguinte ordem de prioridades: professor de Matemática de Ensino Médio da rede pública ou privada; professor de Matemática de Ensino Fundamental da rede pública ou privada; aluno de Licenciatura ou Bacharelado em Matemática; professor de Ensino Médio de outras áreas afins (Química ou Física). A lista das inscrições deferidas será divulgada no dia 14 de janeiro.

Após a divulgação das inscrições deferidas o candidato selecionado deve confirmar sua participação até as 18h do dia 17 de janeiro, através do e-mail papmem@caruaru.ifpe.edu.br

As aulas acontecem de 21 a 25 de janeiro, nos turnos da manhã e da tarde. O curso será realizado em módulos independentes, que abordam tópicos relacionados ao Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. São 40h no total e os participantes recebem um certificado de capacitação, emitido pela Divisão de Extensão (DEX) do Campus Caruaru. A frequência mínima exigida para obtenção do certificado é de 80% da carga horária total do curso, além de participação na avaliação final. As aulas teóricas são ministradas no IMPA e transmitidas em tempo real pelo sistema de teleconferência. As aulas práticas são realizadas por professores do IFPE.

O PAPMEM foi criado pensando na melhoria do ensino de Matemática no nível médio, enfatizando o fortalecimento do conteúdo matemático para os professores através da contextualização de assuntos abordados, exibindo novas metodologias por meio de situações problemas.