Início do conteúdo

Projeto de extensão capacita profissionais da educação infantil

Ação oferece oficinas de primeiros socorros para minimizar acidentes no ambiente escolar.


O curso de Segurança do Trabalho do IFPE Caruaru está promovendo a capacitação em primeiros socorros para educadores que atuam em creches e escolas ligadas a Secretaria Municipal de Educação. Com a proposta de inserir medidas preventivas necessárias para minimizar acidentes no ambiente escolar, a ação começou em 2016 e já capacitou mais de 400 profissionais de 14 das 15 creches municipais. A iniciativa representa um dos projetos de extensão do campus, intitulado Capacitando Educadores: Primeiros Socorros na Educação Infantil, coordenado pela professora Janine Tavares, com a participação das estudantes Dynara Viterbo, Bruna Eduarda Sales e Míria Batista da Silva. 

Uma das etapas do projeto foi coletar informações dos educadores via questionário, aplicado a 341 funcionários. Os dados revelaram que 73% dos profissionais não possuem treinamento em primeiros socorros, o que compromete a promoção de ambientes seguros em escolas. Entre os tipos de acidentes, a maioria envolve quedas/traumas (49%) e cortes (21%), conforme dados apurados na pesquisa. De acordo com Janine Tavares, nas creches, os acidentes na infância são uma preocupação constante, sendo de fundamental importância que os profissionais que exercem suas atividades nestes ambientes saibam como lidar frente a situações de emergência. 

A equipe do IFPE ofereceu aos educadores oficinas teórico/práticas sobre estratégias de prevenção dos riscos de acidente e adoecimento nas escolas. Também foram distribuídas cartilhas sobre primeiros socorros infantis. O grupo entregou recomendações a Secretaria de Educação de Caruaru, com o relato dos dados colhidos e orientações para disponibilização de materiais de primeiros socorros em todas as creches públicas do município. 

Na área científica, as estudantes envolvidas no projeto e outros discentes do curso produziram o artigo Atendimento pré hospitalar: oficinas em creches públicas municipais, com orientação da professora Janine. O trabalho foi aprovado no I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (Brapep), que aconteceu em agosto, na Universidade de Brasília (UnB), e foi apresentado por Dynara Viterbo. “Tive a oportunidade de mostrar um pouco do projeto que realizamos em Caruaru e trocar experiências com pessoas de várias partes do Brasil que promovem ações importantes para a comunidade onde estão inseridas. Foi uma experiência incrível e diferente de tudo que já fiz”, comentou Dynara. 

O desenvolvimento do projeto envolveu o plano pedagógico do curso de Segurança do Trabalho, abrangendo disciplinas como Atendimento Pré-Hospitalar, Patologia Ocupacional, Higiene Ocupacional, Programas de Saúde e Segurança no Trabalho. A ação consolida o aprendizado do conteúdo visto em sala de aula pelas alunas e desenvolve a preparação para o mercado de trabalho.

Fim do conteúdo