Projeto Reconstrução de Olhares participa de reforma do Lar da Criança

Socioeducandos da Funase contribuíram com requalificação que vai beneficiar cerca de 60 crianças.

Situada no Bairro do Salgado, a Creche Lar Criança teve sua estrutura requalificada através de ação gerenciada pela Associação Empresarial e Comercial de Caruaru (ACIC), via Câmara Setorial de Arquitetura e Urbanismo. Entrelaça foi o nome escolhido para a iniciativa, que teve a participação de 16 escritórios de arquitetura de Caruaru, além de parceiros e voluntários, entre eles o IFPE.

A participação do Instituto nesta ação aconteceu através do Projeto Reconstrução de Olhares, levando seis socioeducandos da Casa de Semiliberdade (Casem) e dois do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) para contribuir com a reforma do espaço. A gente abriu mais as janelas, pintou, lixou. Estou me sentindo ótimo porque a felicidade das crianças é a minha felicidade. A gente fazer uma transformação dessa é sem palavras, maravilhoso demais”, comentou G.F.A, socioeducando. Esses jovens fizeram os cursos profissionalizantes de Pintor de Obras e Pedreiro de Alvenaria no IFPE Caruaru, resultado de cooperação técnica entre a Instituição e a Funase.

Creche Lar da Criança

Além disso, estudantes regulares dos cursos Técnicos em Edificações e Segurança do Trabalho também participaram da requalificação da creche, realizando estagiário curricular no local. “Agradecemos ao IFPE, que trouxe esses estagiários maravilhosos. Eles não só auxiliaram no trabalho de coordenação das atividades como também abraçaram o projeto e colocaram a mão na massa”, comentou Cecília Nunes, uma das arquitetas responsáveis pela obra, durante a cerimônia de entrega da creche. A obra foi coordenada pelo Sr. Esequiel, egresso da primeira turma do curso Técnico em Edificações oferecida pelo Campus Caruaru.

Para Elaine Rocha, diretora-geral do IFPE Caruaru, o Entrelaça foi um trabalho de muitas mãos, mas com um único propósito. “Um trabalho de responsabilidade social, voluntário e cidadão envolvendo empresas e a Academia, representada pelo IFPE. Temos muita gratidão e carinho por esses laços que agora ficaram mais fortalecidos. Ampliou network e know-how dos nossos estudantes estagiários e promoveu novas oportunidades no mundo do trabalho aos socioeducandos (estudantes extensionistas), além da reinserção na sociedade. Que venham outras parcerias como esta, isto faz parte do processo educacional para a formação profissional e cidadã de todos que passam pelo IFPE”, comentou.Creche Lar da Criança

Após 30 dias de trabalho, a obra foi inaugurada em 02 de outubro e vai amparar cerca de 60 crianças que são atendidas pela cheche. O Entrelaça entregou um espaço com refeitório, biblioteca, salas de aula, além dos setores administrativos e demais ambientes, totalizando uma área de 1.600m². A reforma ainda continua até o final de outubro, em sua última etapa. O Lar da Criança é uma instituição sem fins lucrativos.

Confira todas as fotos em: photos.app.goo.gl/m4eMmtSFsMjUSx7W8

Clique aqui e acesse o vídeo produzido pela equipe de Comunicação da Funase