Projeto Repilhando promove primeira coleta de pilhas e baterias

A ação coletou 150kg de objetos. O material foi enviado para a Central de Tratamento de Resíduos.

Na última segunda-feira (21), aconteceu a primeira coleta de resíduos sólidos promovida pelo Projeto de Extensão Repilhando, do IFPE Caruaru. Foram 150 kg de pilhas e baterias que estavam reservadas nos totens de coleta distribuídos pelo campus. A coleta foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (SESP) de Caruaru, que enviou o veículo e uma equipe da Coleta Seletiva. O material foi levado até a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), para o descarte correto.

O projeto é coordenado pelo professor Cleyton Melo, que participou do momento junto com o Secretário Executivo da Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru, Emerson Silva. A SESP também foi representada por Jane Sobral e Elessandra Melo. A Secretaria de Educação de Caruaru também está envolvida nesta iniciativa. Além do Campus Caruaru, os totens também foram instalados na Escola Deputada Cristina Tavares, situada na Vila Padre Inácio. Ambas as instituições fazem parte da etapa piloto do projeto.

O professor Cleyton Melo detalhou os próximos passos. “Vamos continuar com ações de conscientização no campus, ampliando o alcance até as residências dos estudantes. Os discentes serão instruídos a criar seus próprios depósitos em casa e, após a coleta de uma certa quantidade de material, levar até os totens do campus para o descarte correto”, pontuou.

O Secretário Executivo Emerson Silva reforçou a importância da iniciativa. “Tudo faz parte de um processo de educação ambiental, a gente sabe que pilhas e baterias possuem produtos químicos que se descartados de forma incorreta no lixo comum podem contaminar solos e águas. Então o projeto é mais uma oportunidade para que a população também possa fazer o descarte correto”, afirmou. Silva também explanou que a proposta é estender o projeto a todas as repartições públicas no município, gradativamente, iniciando pela rede de ensino.

*Para ter acesso a todas as fotos, basta clicar na primeira imagem ou acessar a galeria de fotos.

** Fotos: 1 a 6 e 10 (Ascom Caruaru); 7 e 8 (Prefeitura de Caruaru).