Semana de Matemática divulga programação e período de inscrição

Este ano o evento será vinculado à FETEC e acontece de 21 a 25 de outubro.

O Núcleo de Matemática do Campus Caruaru vai oferecer, por mais um ano consecutivo, a Semana de Matemática (Semifca). A programação do evento se estende de 21 a 25 de outubro, presencial, vinculada à programação da Feira de Tecnologia, Educação e Ciência do Município de Caruaru (FETEC).

A Semifca é aberta ao público interno e externo. Em relação ao público externo, o evento é direcionado aos estudantes do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas através do site: https://www.even3.com.br/fetec2024/

A iniciativa tem como objetivo ressaltar a importância da disciplina no meio acadêmico e pessoal, através da realização de atividades como competições de Xadrez (MATXAD) e de Cubo Mágico (CUBIF), palestras, mesas-redondas e minicursos com a participação e depoimentos de diversos estudantes do Campus Caruaru.

São 200 vagas, sendo 100 para o turno da manhã e 100 para o turno da tarde. O critério de seleção será a ordem cronológica das inscrições. A programação completa e detalhada está disponível abaixo, no Edital do evento e também pode ser encontrada na página da FETEC.

>> PROGRAMAÇÃO – SEMIFCA 2024

Matemática Sem Perceber
Categoria: Oficina
Descrição da atividade: Utilizar o celular para explorar o plano cartesiano e o conceito de coordenadas por meio de realidade aumentada (AR), usando aplicativos práticos que podem ser facilmente aplicados no dia a dia.
Vagas: 40 | Data: 21/10 | Turno: Manhã

MATXAD
Categoria: Torneio
Descrição da atividade: MATXAD é um torneio de xadrez tradicionalmente realizado em nossa instituição, voltado para os discentes. O torneio segue o sistema suíço de competição.
Vagas: 20 | Data: 25/10 | Turno: Manhã

Águas passadas movem jogos matemáticos
Categoria: Oficina
Descrição da atividade: a união de jogos de tabuleiro e o dia da água resultou em jogos desafiantes. Nesta atividade realizaremos uma oficina completa com o jogo OS DOZE BARQUINHOS.
Vagas: 20 | Data: 22/10 | Turno: Manhã

Laboratório de Matemática do IFPE campus Caruaru: exposição de jogos.
Categoria: Exposição
Descrição da atividade: O laboratório de Matemática do IFPE campus Caruaru, recém estruturado, passa por ampliação do seu acevo. Com isso, os convidamos para conhecer e participar de uma exposição de jogos que desafiarão seu raciocínio lógico.
Vagas: 20 | Data: 22/10 | Turno: Tarde

Foguete de papel: prontos para o desafio?!
Categoria: Oficina
Descrição da atividade: A diversão e a aprendizagem se unem nessa divertida oficina com foguetes de papel. Você acredita o quanto de matemática, física, biologia e sustentabilidade pode ser discutido com uma simples brincadeira de jogar foguetes de papel?
Vagas: 20 | Data: 22/10 | Turno: Manhã.

Mesa redonda: experiências exitosas em olimpíadas matemáticas.
Categoria: Mesa redonda
Descrição da atividade: A mesa redonda da FETEC abordará as experiências exitosas, em competições de olimpíadas matemáticas. O evento contará com professores e alunos que compartilharão suas vivências, estratégias e conquistas nessas competições, destacando as práticas pedagógicas inovadoras, desafios e superações. Será uma oportunidade para discutir o impacto dessas atividades no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, além de explorar o papel das olimpíadas na promoção do ensino de matemática de forma estimulante e desafiadora.
Vagas: 40 | Data: 23/10. (pode ser ajustada, conversa com o responsável) | Turno: Manhã (pode ser ajustado, conversa com o responsável)

Construções Geométricas com Régua e Compasso no GeoGebra
Categoria: oficiana
Descrição da atividade: Nesta oficina, exploraremos o fascinante mundo das construções geométricas utilizando as ferramentas clássicas de régua e compasso, agora aprimoradas com a tecnologia da plataforma GeoGebra. A atividade é voltada para todos que desejam compreender e aplicar os princípios fundamentais da geometria de maneira interativa e moderna.
Vagas: 20 | Data: 23/10 | Turno: Manhã

Torneio de Cubo Mágico – CUBIF
Categoria: Torneio
Descrição da atividade: O Torneio de Cubo Mágico no IFPE Caruaru – CUBIF é uma competição que reúne apaixonados pelo cubo em um ambiente desafiador e divertido. Os participantes terão a oportunidade de mostrar suas habilidades de resolução, testar suas técnicas e se conectar com outros entusiastas. A atividade é aberta a todos os níveis de experiência e promove o aprendizado, a troca de dicas e a celebração da cultura do cubo mágico.
Vagas: 20 | Data: 24/10 | Turno: Tarde, 15h.