Notícias
Turma do curso de Estimulação Cognitiva encerra atividades com visita a museus no Recife
Formação voltada para pessoas idosas foi ministrada no IFPE Campus Olinda e já prepara nova edição para agosto
Para celebrar a conclusão da primeira turma do curso de Estimulação Cognitiva para Pessoas Idosas, oferecido pelo IFPE Campus Olinda, os/as participantes foram convidados/as a participar de uma visita aos museus do centro do Recife. O roteiro incluiu o Museu Cais do Sertão, a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Paço do Frevo e a Caixa Cultural. A atividade marcou o encerramento de dez semanas de encontros voltados para a promoção da saúde mental e o fortalecimento das funções cognitivas.
A formação, destinada a pessoas com mais de 60 anos, foi conduzida pelo professor José Davison da Silva Júnior. “Eu avalio o resultado da primeira turma de maneira muito positiva. Percebi que a estimulação cognitiva é uma necessidade para pessoas idosas. É necessário pensar na interface entre instituição de ensino e saúde, prevenção”, afirmou o docente. Ele destacou ainda a grande procura pela atividade: “Fiquei bem impressionado com a demanda. Tivemos uma lista de espera de mais de 200 pessoas idosas.”
Com carga horária de 20 horas, o curso foi realizado presencialmente, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, no período de 7 de maio a 23 de julho de 2025. Ao longo dos encontros, foram abordadas funções como memória, atenção, linguagem e funções executivas. “O curso dura 10 semanas, onde são trabalhadas várias funções cognitivas. A próxima turma iniciará no dia 13 de agosto, com 30 pessoas idosas e terá a duração de 10 encontros”, acrescentou o professor.
Para a participante Angelita Antônia de Sousa Leite, de 65 anos, moradora de Olinda, a experiência foi transformadora. “Foi uma experiência sensacional, única, maravilhosa, um curso muito bom, que nos ensina e nos prepara a aceitar o envelhecer com saúde, estimulando nossa mente. Os trabalhos foram maravilhosos, foram dez aulas muito boas”, disse. Ela também fez um convite: “Só tenho a agradecer e a convidar que as pessoas venham participar, porque nós temos que praticar dia a dia para envelhecermos com a mente bem, com saúde.”
A nova turma, formada com pessoas da lista de espera, é formada a partir da ordem de inscrição.