Campus Olinda inicia ações do Núcleo 60+ no IFPE

Inscrições para Grupo de Estudos em Gerontologia e para Musicoterapia 60+ ocorrem nesta semana

O IFPE Olinda deu início, de forma pioneira, as atividades do Núcleo 60+, instância criada pelo Instituto Federal de Pernambuco para propor, orientar e executar ações de ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e gestão de pessoas direcionadas à pessoa idosa, objetivando a produção de conhecimentos e a valorização do potencial desse público. A perspectiva é de que outros campi do estado também implementem ações voltadas para pessoas com mais de 60 anos.

As primeiras atividades no Campus Olinda são o Grupo de Estudos em Gerontologia e o Musicoterapia 60+. A primeira tem objetivo de levar os participantes a se aprofundarem sobre o processo de envelhecimento nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. “O objetivo é desmistificar o processo de envelhecimento. Mostrar que a pessoa idosa é capaz, apesar do desgaste biológico e das questões psicológicas e sociais. Não existe uma velhice, mas várias formas de velhice. Queremos lançar todos os olhares para a pessoa idosa”, explica o professor que coordena as ações, José Davison da Silva Júnior.

O Grupo de Estudos em Gerontologia oferece dez vagas, abertas ao público externo. A inscrição pode ser feita a partir desta segunda-feira (27) até sexta-feira (31), pelo e-mail nucleo60@olinda.ifpe.edu.br. Os interessados deverão enviar nome completo, idade e escolaridade. As vagas serão preenchidas por sorteio. Os encontros serão realizados durante três quartas-feiras (05/04, 03/05 e 07/06), de forma presencial, das 13 às 15h, no Campus Olinda.

Já o Musicoterapia 60+ vai promover atividades musicais em grupo visando a promoção de saúde para pessoas a partir dos 60 anos. São oferecidas 20 vagas, também preenchidas por meio de sorteio. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário https://forms.gle/7LZ6LsQaYePx5spk8 a partir desta terça-feira (28) até sexta-feira (31). Também será possível se inscrever presencialmente, nessas mesmas datas, das 14h às 17h, na sala da DAEE, no Campus Olinda. Os encontros ocorrerão nas terças-feiras (11, 18 e 25 de abril), das 14h às 15h30, também no Campus Olinda.

Novas atividades do Núcleo 60+ estão previstas para ocorrerem ao longo do semestre. Em maio, haverá oportunidade na área de teatro e em junho, de tecnologia.