Projeto de horta promove integração e estimula ideias

Através do projeto de extensão do Campus Olinda, água proveniente de ar-condicionado é reutilizada para regar as plantas

Uma horta onde brotam plantas, amizades e muitas ideias. O que começou como um cultivo de hortaliças de quatro amigos transformou-se em projeto de extensão que dá cara nova ao Campus Olinda e já até ultrapassa seus muros. Com 16 membros- entre servidores, estudantes, terceirizados e até vizinhos da instituição – o “Plantando sementes, colhendo amizades” trabalha o reuso da água, hábitos alimentares e o relacionamento com o verde.

Uma das ideias que surgiu com o projeto foi a de reutilizar a água dos condicionadores de ar para regar a plantação. “Com o reuso, não oneramos o Campus. A água do ar-condicionado não é rica em nutrientes e não pode ser colocada diretamente na planta, por conta da temperatura”, explica a coordenadora do projeto, Juliana das Oliveiras. O problema, entretanto, pode ser facilmente resolvido com a adição de nutrientes. Por enquanto, a água é recolhida em garrafas de PET instaladas diretamente nos equipamentos, mas a ideia é construir um sistema canalizando a água para facilitar a irrigação.

Outra ideia é a “Carta da Muda”. O objetivo é estimular o cultivo de plantas em casa. “A gente doa uma muda com a cartinha, informando os cuidados necessários para seu bom desenvolvimento e explicando suas funções, sejam nutritivas ou medicinais”, explica a servidora, Catarina Lacerda, que integra o projeto. Para ela, as horas que passa na horta são momentos de lazer.

O projeto tem mudado a cara do Campus Olinda, utilizando espaços antes ociosos. Já há vasos espalhados pelos corredores com bromélias e até orquídeas nas árvores. Foram plantados ainda espécies como pau-brasil e neem. Tudo doado pelos próprios servidores. Graças a uma parceria com a FIAT, o grupo recebeu materiais como paletes para construção da horta vertical, horizontal e do passeio. O espaço foi projetado para estimular o trabalho em duplas e promover a integração dos participantes. A empresa automotiva ainda disponibilizou a engenheira agrônoma, Yana Alencar, para prestar consultoria técnica.

A estudante de Artes Visuais, Mar Estrela de Lima, é responsável por regar as plantas, diariamente. Nos finais de semana, o trabalho é executado por outros membros do projeto ou voluntários. O cuidado diário é fonte de crescimento para pepino, pimenta, macaxeira, coentro, tomate cereja, babosa, cebolinha, hortelã, boldo da índia e até frutas como mamão, limão, pitanga. A produção da horta é consumida ou distribuída no próprio Campus. “Com o projeto, passei a estudar mais sobre botânica, profissão que imagina seguir quando era criança. Agora, virou hobby”, empolga-se a estudante.  “Cada momento, aprendemos coisas novas”, explica a servidora Camilla Andrade.

O “Plantando sementes, colhendo amizades” já atingiu oitos dos dez objetivos propostos. O grupo busca novas parcerias ou doações de materiais de jardinagem, como enxada, ciscador e composteira. Interessados em colaborar devem procurar o Campus Olinda.