Início do conteúdo

Inscrições para o Prêmio Naíde Teodósio são prorrogadas até 8 de fevereiro

Prêmio valoriza pesquisas, narrativas e experiências pedagógicas comprometidas com a igualdade de gênero


A Secretaria da Mulher de Pernambuco prorrogou até o dia 8 de fevereiro o prazo de inscrições para o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, uma das principais iniciativas do Estado de incentivo à produção acadêmica, científica e cultural com foco nas mulheres. O evento acontece em parceria com a Facepe; as Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e Planejamento e Gestão; a FACEPE; a CEPE; a FUNDARPE; a FUNDAJ, e o IFPE.

O Prêmio Naíde Teodósio tem como objetivo valorizar trabalhos que coloquem as mulheres no centro das reflexões, abordando suas vivências, direitos, desafios e contribuições nos mais diversos campos do conhecimento, da cultura e da educação. A prorrogação do prazo amplia a oportunidade de participação de estudantes, educadoras e educadores de todo o estado.

Podem se inscrever estudantes do 9º ano do ensino fundamental até a pós-graduação, além de professoras e professores, por meio de relatos e projetos de experiência pedagógica. São aceitos textos literários, redações, artigos, relatos e projetos de experiência, além de roteiros de vídeo documentário de curta-metragem.

As premiações incluem notebooks, valores em dinheiro e incentivo à participação em eventos acadêmicos, como forma de incentivo à produção de conhecimento e à valorização de pesquisas e narrativas comprometidas com a promoção da igualdade de gênero.

A cerimônia de premiação do Prêmio Naíde Teodósio está prevista para o dia 10 de abril de 2026, reunindo autoras, autores, educadoras, educadores e representantes da comunidade acadêmica e cultural.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e professoras/es devem se inscrever pelos sites da Secretaria da Mulher de Pernambuco ou da Facepe. Já estudantes de graduação e pós-graduação, na modalidade de artigos científicos, devem realizar a inscrição por meio do sistema AgilFAP, da Facepe.

O edital também prevê cotas de 20% para pessoas com deficiência nas categorias de redação e textos literários, reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco com a inclusão e a equidade de oportunidades.

O resultado final do prêmio será divulgado em março de 2026, e a cerimônia de premiação está prevista para o mês de abril, reunindo autoras, autores, educadoras, educadores e representantes da comunidade acadêmica e cultural do estado.

O edital completo, o cronograma atualizado e todas as orientações para inscrição estão disponíveis no site da Facepe.

Confira o edital aqui.

 

 

Fim do conteúdo