Início do conteúdo

Assistência Estudantil

https://www.ifpe.edu.br/campus/paulista/assistencia-estudantil

A Divisão de Apoio ao Ensino e ao Estudante (DAEE) é diretamente subordinada à Diretoria de Ensino – DEN, sendo responsável por buscar e apoiar soluções para o pleno funcionamento das atividades de ensino, viabilizando a permanência e o êxito dos estudantes. Cabe à DAEE apoiá-los em situações relacionadas à vida acadêmica ou pessoal, quando esta última afetar seu desempenho acadêmico. Dentre outras atividades, acompanha o processo de entrega da carteira de estudante e do fardamento, realiza o controle disciplinar dos estudantes em consonância com a Organização Acadêmica do IFPE, além de interagir com as representações estudantis.

 Este setor coordena as equipes e as atividades das Coordenadorias Pedagógica, de Psicologia e de Serviço Social no sentido de promover a integração das ações institucionais de assistência ao estudante e das atividades de ensino.

 A Coordenadoria Pedagógica (CPED) é responsável pelo planejamento e articulação das atividades didático-pedagógicas do Campus. Realiza acompanhamento pedagógico dos estudantes no processo de aprendizagem; atua na participação e na organização de reuniões de órgãos como Conselhos de Classe; participa no planejamento e na coordenação dos processos de formação pedagógica dos docentes; e apoia as Coordenações de Curso no processo de cunho pedagógico.

 A Coordenadoria de Psicologia (CPSIC) é responsável por atuar na prevenção e promoção de saúde mental, bem como orientar o estudante na busca de estratégias que minimizem suas dificuldades acadêmicas e conflitos interpessoais, sob a ótica da promoção da saúde e da qualidade de vida. Desse modo, a intervenção busca o processo de acompanhamento continuado ao estudante, empenhando-se na melhoria da sua relação com a aprendizagem e no atendimento às suas necessidades cotidianas.

 A Coordenadoria de Serviço Social (CSESO) é responsável por conhecer a realidade social vivenciada pelo discente e seus familiares e de como esta interfere na vida escolar e acadêmica, propondo alternativas de assistência estudantil para a inclusão social. Seu trabalho tem por objetivo ampliar as condições de acesso e permanência dos estudantes nas diversas modalidades de ensino. Em momentos específicos, atua em parceria com a CPED e a CPSIC de forma multiprofissional.

Equipe

Chefe da Divisão:  Gleice Kelly Barbosa de Oliveira Barcelar

Assistente Administrativo: Albany Morais da Silva

Assistente Social:  Simone Maria Machado Brandão

Pedagoga: Viviane Alves de Lima

Psicóloga:  Fernanda Paula dos Santos Castro

Contatos

DAEE: daee@paulista.ifpe.edu.br

CPED: viviane.silva@paulista.ifpe.edu.br

CPSIC: fernanda.castro@paulista.ifpe.edu.br

CSESO: servico.social@paulista.ifpe.edu.br

Telefone: (81) 97339-1009

Horário de Funcionamento:

  • segunda a quarta-feira: das 08h às 12h e das 13h às 19h
  • quinta e sexta-feira: das 08h às 12h e das 13h às 17h

POLÍTICA

A Política de Assistência Estudantil do IFPE trata-se de um documento norteador das ações da Assistência ao Estudante, no âmbito desta instituição, que visa oferecer condições de igualdade de oportunidade entre os estudantes a partir de programas que buscam a permanência qualificada e o êxito do discente. Este documento teve sua reformulação aprovada pela Resolução CONSUP/IFPE nº 133, de 30 de junho de 2022.

PROGRAMAS

Caracterizam-se por prover condições mínimas sociais aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Considera-se a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

 Para conhecer os programas, bolsas e auxílios vigentes, acesse a guia “Programas”.

DOCUMENTOS NORTEADORES

ORIENTAÇÕES NORMATIVAS 

2020

2019

Última atualização em 31/01/2024

Fim do conteúdo