Início do conteúdo

Programas


https://www.ifpe.edu.br/campus/paulista/assistencia-estudantil/programas

Caracterizam-se por prover condições mínimas sociais aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Considera-se a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, através de serviços e/ou repasse financeiro, respeitando a inclusão de grupos específicos, visando contribuir para melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras. 

  

Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica

É um programa de assistência aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados, que visa a contribuir para a permanência, através de apoio financeiro, com vistas ao atendimento prioritário ao transporte, à alimentação, à moradia e à creche. 

 Documentos relacionados *

Regulamentação do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 

* Para acessar os Editais, resultados e formulários, acesse a guia “Editais” 

 

Programa de Apoio Financeiro Eventual

Auxílio financeiro aos estudantes cujas necessidades ainda não foram alcançadas por meio de outros Programas ou em tempo hábil de outros editais. Oferta um valor único que pode ser repassado em qualquer período do ano letivo.

 

Programa de Aquisição de Material de Apoio

Objetiva proporcionar equidade no desenvolvimento das atividades acadêmicas. Esse programa efetiva-se por meio de repasse de recurso financeiro a membros do corpo discente, para a compra, por exemplo, de material didático essencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao curso, de recursos de tecnologia assistiva, de equipamentos de proteção individual (EPI), de óculos corretivos ou de outros itens que contribuam para o êxito do processo formativo.

 

Programa de Apoio à Participação em Eventos

Visa contribuir para a participação discente em eventos de natureza acadêmica, científica, tecnológica, de inovação, artística e cultural, desportiva e de representação estudantil. Esse programa efetiva-se por meio da concessão de auxílio financeiro para custeio parcial ou total de despesas com inscrição, deslocamento, alimentação, estadia, confecção de material e aluguel de equipamentos para apresentação de trabalhos, e dispõe de procedimentos próprios para execução, conforme regulamento.

Regulamento sobre a Concessão de Ajuda de Custo para Participação dos/as estudantes em Eventos (RESOLUÇÃO N° 64 DE 12 DE SETEMBRO DE 2019) 

 

Programa de Apoio a Visitas Técnicas 

Visa à concessão de benefício financeiro para custear a participação em visitas técnicas de discentes regularmente matriculados, que atendam ao critério geral da Política da Assistência Estudantil de vulnerabilidade social e necessidades educacionais específicas. 

Programas Técnico-científicos

São programas desenvolvidos pelas áreas estratégicas do Ensino, Pesquisa e Extensão, cuja finalidade principal é contribuir com a formação cultural, científica e ética do estudante. Nesses Programas, os critérios para inscrição, seleção, permanência e valores dos benefícios são de responsabilidade das Pró-Reitorias das áreas estratégicas, em consonância com os Diretores Gerais e os setores correspondentes em cada campus.

  1. Programa de Monitoria (veja na guia “Ensino/Monitoria“)

  2. Pibic  técnico (veja na guia “Pesquisa“)

  3. Pibex  (veja na guia “Extensão“)

Última atualização em 21/08/2023

Fim do conteúdo