Início do conteúdo

Registro Acadêmico / Diplomação


https://www.ifpe.edu.br/campus/paulista/diplomacao

Coordenação de Registros Acadêmicos, Diplomação e Turnos – CRADT

A Coordenação de Registros Acadêmicos, Diplomação e Turnos – CRADT é o órgão responsável por coordenar, planejar, divulgar, orientar e aplicar mecanismos e normativas referentes ao registro, controle e atualização de todas as informações acadêmicas pertinentes aos cursos do Campus Paulista do IFPE, em consonância com os documentos norteadores do IFPE, bem como as diretrizes e legislações próprias do MEC

À CRADT compete, também, cadastrar e manter atualizados dados e informações no sistema Q-Acadêmico, operacionalizar o processo de matrícula, registrar, organizar e guardar a documentação relativa à vida acadêmica dos estudantes, receber e encaminhar os seus requerimentos, expedir certificados, diplomas e afins, de acordo com suas atribuições legais.

Coordenador(a): Mariano Moreira da Silva Júnior

Assistentes: Daniel Duarte Brito Pereira e Leonardo Maia Pereira de Araújo

Email: cradt@paulista.ifpe.edu.br

Telefones: (81) 31179419 / 991892508

Horário de Funcionamento: das 07h às 12h e das 13 às 22h

Q-Acadêmico

Obs: O estudante pode solicitar e imprimir, diretamente do Q-Acadêmico, documentos como: declaração de vínculo, histórico escolar, currículo do curso, horário de aula, etc.

DOCUMENTOS RELACIONADOS

—————————————————————————

REQUERIMENTO ELETRÔNICO

Caros estudantes, a CRADT/Campus Paulista desenvolveu um formulário para envio de requerimentos eletrônicos. A partir de agora, serviços como solicitação de emissão de declarações, históricos, ajustes de matrícula, dispensa de disciplinas, diplomas, etc, devem ser realizados através do link abaixo. Para acessar o formulário, é preciso estar logado em seu e-mail institucional. Se o estudante ainda não criou seu e-mail ou esqueceu a senha de acesso, clique em https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/ e siga as orientações para criação ou recuperação de e-mail.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail cradt@paulista.ifpe.edu.br

Formulário de requerimentos: bit.ly/cradt-paulista

RESULTADO DOS PEDIDOS DE REINTEGRAÇÃO, REABERTURA E ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIAS

Caros/as estudantes, abaixo foi disponibilizado o link para que sejam consultados os resultados dos pedidos de Reintegração de Matrícula, de Reabertura de Matrículas trancadas e de Admissão por Transferência. Os resultados estarão disponíveis até o prazo máximo estabelecido no Calendário Acadêmico corrente, bastando para isso acessar a planilha referente ao ano/semestre de realização do requerimento.

RESULTADO DISPONÍVEL EM: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1WbHsy2nau13Hp0LJw-soMoJIiGxMFGRT/edit?usp=sharing&ouid=112401693661412299186&rtpof=true&sd=true

 

DISPENSA/ISENÇÃO DE DISCIPLINA POR APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES

As disciplinas cursadas e aprovadas em outra Instituição de ensino, que possuem carga horária e conteúdo compatíveis com alguma disciplina do currículo atual dos cursos do IFPE Campus Paulista de mesmo nível ou superior, podem ser utilizadas para isenção por meio de um processo de análise de isenção de disciplina.

Atenção:

– O pedido de dispensa/isenção só pode ser feito no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico;

– A dispensa/isenção só pode ser requerida se a disciplina que você já cursou com aprovação (em nível técnico ou superior) for equivalente a alguma do seu curso atual no Campus Paulista. Em caso de dúvidas, fale com a coordenação de curso;

– É possível pedir dispensa de mais de uma disciplina em um único requerimento, desde que no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico;

– O pedido passa por análise e pode ser negado. Desta forma, até sair o resultado, deve-se continuar a frequentar as aulas da disciplina normalmente, caso esteja matriculado/a;

– O resultado dos pedidos de isenção está previsto no Calendário Acadêmico.

Os documentos necessários e passo a passo de solicitação constam no tutorial abaixo:

TUTORIAL DISPENSA/ISENÇÃO DISCIPLINA 

FORMULÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EQUIVALENTES DE COMPONENTES CURRICULARES 

 

RESULTADO DOS PEDIDOS DE ISENÇÕES/DISPENSA DE DISCIPLINA

Caros/as estudantes, abaixo segue o link para que sejam consultados os resultados dos pedidos de Isenção/Dispensa de disciplinas. Os resultados estarão disponíveis até o prazo máximo estabelecido no Calendário Acadêmico corrente, bastando para isso acessar a planilha referente ao ano/semestre de realização do requerimento.

RESULTADOS: https://docs.google.com/spreadsheets/d/170t_aWsqnIU4duM2cLQuRMoHdjl09NPe/edit?usp=sharing&ouid=112401693661412299186&rtpof=true&sd=true

SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS E DIPLOMAS

ESTUDANTE DE CURSO TÉCNICO (Integrado ou Subsequente)

Para realizar a solicitação de certificado de conclusão de cursos técnicos, o/a estudante precisa ter concluído toda a matriz curricular, incluindo a prática profissional no caso do curso Técnico em Administração.

Prazo para emissão: 90 dias corridos após envio de toda documentação correta.

1º passo:

Reunir e digitalizar a documentação abaixo:

2º passo:

Enviar toda documentação acima digitalizada (pdf, jpeg, etc) através do formulário de requerimento:

bit.ly/cradt-paulista (o acesso ao link de requerimento só é permitido se o discente estiver logado no e-mail institucional/estudantil).

ESTUDANTE DE CURSO SUPERIOR

Para realizar a solicitação de diploma de cursos superiores, o/a estudante precisa ter concluído toda a matriz curricular e ter participado da cerimônia de colação de grau.

Prazo para emissão: 240 dias corridos após envio de toda documentação correta.

1º passo:

Reunir e digitalizar a documentação abaixo:

2º passo:

Enviar toda documentação acima digitalizada (pdf, jpeg, etc) através do formulário de requerimento:

bit.ly/cradt-paulista (o acesso ao link de requerimento só é permitido se o discente estiver logado no e-mail institucional/estudantil).

Em caso de dúvidas, contatar a CRADT através do e-mail cradt@paulista.ifpe.edu.br

SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU (CURSO SUPERIOR)

Estará apto(a) a participar da solenidade o(a) estudante que, em até 15 (quinze) dias antes da data prevista para a solenidade, conforme a Organização Acadêmica Institucional, IFPE, 2016, capítulo XVIII, artigo 194, parágrafo 1º:

I – Integralizar todos os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso, inclusive o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);

II – Cumprir a prática profissional com relatório aprovado pelo orientador, com média igual ou superior a 7,0 (sete);

III – Apresentar o TCC, caso haja, com a entrega da versão final aprovada;

IV – Integralizar a carga horária prevista no projeto pedagógico de curso;

V – Apresentar termo de quitação de compromissos com a Biblioteca (nada consta).

Não poderá participar do ato de colação de grau, mesmo que de forma simbólica, o(a) estudante que não atender a qualquer dos incisos supracitados (OAI, IFPE, 2016, capítulo XVIII, artigo 194, parágrafo 2º).

COLAÇÃO DE GRAU COLETIVA

É a solenidade de outorga de grau obrigatória para conclusão do curso cuja data será estabelecida pela Direção Geral/Gabinete do Campus Paulista. Até 15 dias antes do evento, o discente que cumpriu todos os requisitos acima, deverá procurar a Comissão de Formatura, se houver, ou Gabinete da Direção Geral para formalizar o interesse em participar.

O/a estudante que não requerer ou confirmar participação no prazo, só poderá participar do próximo evento ou fazer pedido de colação extemporânea.

 

COLAÇÃO DE GRAU EXTEMPORÂNEA

O formando que não puder participar da colação de grau coletiva na data regular, poderá pedir antecipação ou colar grau posteriormente, desde que atendidos os requisitos abaixo:

Antecipação de colação de grau:

I- Matrícula em curso de pós-graduação stricto sensu ;

II – Mudança de residência do acadêmico para outro Estado da Federação ou outro País.

III – Posse em cargo após aprovação em concurso público;

IV – Transferência de servidor público ex officio ou de seus dependentes.

V – Outros direitos previstos em Lei.

Colação após data regular:

I – Problemas de saúde do estudante ou de parentes em primeiro e segundo graus.

II – Convocação para manobras ou exercícios militares.

III – Luto por parente em primeiro ou segundo graus com data não superior a 8 (oito) dias da realização da cerimônia coletiva.

IV – Convocação para depoimento judicial ou policial, em data coincidente com a solenidade de Colação de Grau Coletiva.

V – Convocação para participar de eleições em entidades oficiais, em data coincidente com a solenidade de Colação de Grau.

VI – Outros direitos previstos em Lei

Deve abrir requerimento em bit.ly/cradt-paulista e anexar documentação comprobatória conforme a situação.

PEDIDO DE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES  DOS CURSOS SUPERIORES  

Para solicitar a avaliação e cômputo das horas de atividades complementares de seu curso superior, estudantes interessados precisam organizar os 4 (quatro) grupos  de documentos abaixo e depois enviá-los, via formulário de requerimentos CRADT-PAULISTA:

1.       Ficha de avaliação das Atividades Complementares

– Baixe a Ficha de Avaliação de Atividades Complementares

– No campo 1 da ficha, preencher os dados;

– No campo 2 da ficha, escrever o nome das atividades, a data de realização e carga horária do evento;

– Após preenchimento, salvar a ficha em formato word, opendocument ou PDF. (não tirar foto).

2.       Requerimento-Padrão preenchido e assinado

-Preencha o requerimento padrão do IFPE e assine digitalmente.

3.       Arquivo único contendo todos os cerificados, declarações que comprovem os eventos declarados na ficha de avaliação;

-Digitalizar todos os comprovantes dos eventos declarados;

– Salvar em um único arquivo no formato .PDF.

4. Frente e verso de Documento de Identidade;

– Digitalizar cópia de documento de identificação (RG, Carteira de Trabalho, Habilitação, etc.).

Depois, basta fazer o upload dos 4 documentos acima em nosso formulário de requerimentos (é preciso estar logado np e-mail institucional para acessar o formulário):  bit.ly/cradt-paulista

 

Grade de Horário de Aulas das Turmas 

 

Calendário Acadêmico Atual:

Calendários Acadêmicos Anteriores:

Última atualização em 19/02/2024

Fim do conteúdo