IFPE certifica Ensino Médio com base no Enem

Para obter o certificado, os interessados devem acessar o endereço eletrônico sistemas.ifpe.edu.br/sigeac e inserir o CPF para efetuar o pedido.

Os estudantes que fizeram o Enem 2015 e solicitaram o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, equivalente à ficha 19, indicando o IFPE como Instituição Certificadora, poderão emitir o documento de forma gratuita pela internet.

Para obter o certificado, os interessados devem acessar o endereço eletrônico sistemas.ifpe.edu.br/sigeac e inserir o CPF para efetuar o pedido. O acesso aos resultados dos participantes será realizado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFPE, que utilizará o sistema online disponibilizado pelo INEP. O nome dos candidatos certificados no nível de conclusão do Ensino Médio será publicado no Diário Oficial da União e também no Portal do IFPE. O intuito é garantir a validade nacional por todas as instituições de ensino do País.

Para adquirir o documento, é necessário ter 18 anos completos na data da realização da primeira prova do Enem e, em cada uma das áreas do conhecimento, ter pontuado 450, no mínimo, e na redação, 500 pontos. Além disso, os estudantes devem, obrigatoriamente, ter solicitado a certificação via Enem no ato da inscrição no Exame, indicando o IFPE como Instituição Certificadora.

Os candidatos que desejam a certificação com base nos resultados das edições anteriores a 2014, deverão comparecer a um dos Campi do IFPE com a cópia e a versão original dos seguintes documentos:

I. Cópia do extrato de desempenho do estudante no ENEM;

II. Cópia do documento de identidade;

III. Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda – CPF/MF;

IV. Cópia da Certidão de Casamento ou Nascimento;

V. Cópia do Título de Eleitor com os comprovantes de votação na última eleição (os dois turnos, se for o caso) ou certidão de quitação eleitoral;

VI. Cópia do Documento Militar (para o interessado do sexo masculino – ver item 5.5);

VII. Declaração, assinada de próprio punho, do interessado informando que não concluiu o Ensino Médio.

Para mais informações, acesse:

Guia de Certificação

Extrato D.O.U