Campus inicia projeto de empreendedorismo social

O Campus Paulista deu início a projeto voltado ao empreendedorismo social em parceria com a ENACTUS, organização internacional, sem fins lucrativos, presente em 36 países, mais de 1.600 instituições de ensino, e que conta com a participação de 62 mil estudantes ao redor do mundo.

A iniciativa da parceria foi da professora Paava Carvalho, que atua no curso Técnico em Administração. Inicialmente, 15 estudantes vão atuar no projeto, integrando o primeiro time de Pernambuco. No Campus Paulista, o trabalho conta com o envolvimento da Coordenadora do Curso de Administração, Alba de Oliveira Barbosa Lopes, e do Coordenador do Curso de Manutenção e Suporte em Informática, Flávio Rosendo da Silva Oliveira.

De acordo com Paava, o projeto ainda está em fase inicial, mas a ideia é firmar uma parceria com a Prefeitura de Paulista e com a Associação de Artesãs da cidade. “Para isso, os próximos passos serão a reunião com esses órgãos e a estruturação do projeto de intervenção”, destacou a docente.

Ela explica que a ENACTUS já ofertou o primeiro treinamento aos times das regiões Norte e Nordeste. O evento aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril, no IFCE de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. O estudante do campus e integrante do time, Diego Nunes, e o professor Flávio Rosendo participaram do encontro. Na oportunidade, além de conhecerem o time gestor da Enactus Brasil e a instituição, os representantes do Campus Paulista participaram de palestras técnicas ligadas à gestão de projetos de empreendedorismo social. “Como docente, vi nesta organização uma excelente oportunidade para nossos estudantes. Através da execução dos projetos de empreendedorismo social, a Enactus ajuda a formar líderes. Os estudantes, então, colocam em prática conhecimentos vistos em sala de aula e também são levados a desenvolver competências gerenciais, sendo expostos a situações problema que possivelmente só conheceriam após ingressar no mercado de trabalho”, ressaltou Rosendo.

ENACTUS – A Enactus estimula estudantes universitários a desenvolver projetos baseados em ações empreendedoras para melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades. Estes se tornam, com isso, transformadores sociais, por levarem para a sociedade o conhecimento que estão adquirindo na universidade. A proposta da organização é empoderar pessoas com a descoberta de novos potenciais. No Brasil, está presente em 51 instituições de ensino, incluindo: ESALQ-USP, UFCA, IFCE- SOBRAL, Unifor, FGV-Rio, Insper, Ibmec-Rio, Unicamp, entre outras.