Início do conteúdo

IFPE lança carta-convite para mapeamento e fortalecimento dos grupos de pesquisa

Lançamento ocorreu no dia 7/10, durante reunião com a gestão de pesquisa dos campi, realizada no Campus Garanhuns


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promoveu, no dia 7/10, no Campus Garanhuns, uma reunião com os(as) representantes da gestão de pesquisa dos 16 campi, com participação da equipe da Propesq e do Polo de Inovação do IFPE.

No encontro foram abordadas questões importantes sobre a pesquisa, pós-graduação e inovação no instituto, como novos editais, mudanças em regulamentos internos, avaliação das ações realizadas durante o ano e outras ações relevantes. A reunião também contou com um momento de confraternização realizado na fazenda Polilac, onde os(as) gestores(as) fizeram um brinde simbólico às conquistas obtidas ao longo do ano, como: a criação do Polo de Inovação e credenciamento de Unidade Embrapii no IFPE; a retomada de publicações da revista Cientec; a estruturação da Editora do IFPE, que fará a primeira publicação no próximo mês; a criação do Comitê de Ética em Pesquisa do IFPE; dentre outras realizações.

 

Lançamento da Carta-Convite 

Durante o evento, foi lançada a Carta-Convite nº 01/2026, destinada aos Grupos de Pesquisa certificados pela instituição no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP/CNPq).

A iniciativa tem como objetivo realizar um levantamento da composição e da produção dos grupos, como etapa inicial de uma ação institucional voltada ao fortalecimento e ao fomento da pesquisa no IFPE.

O mapeamento contemplará a produção acadêmica, científica, técnica, tecnológica, artística e cultural desenvolvida pelos grupos entre janeiro de 2021 e a data de preenchimento do formulário. A partir dessas informações, a Propesq pretende conhecer o perfil de atuação dos grupos, identificar seus diferentes estágios de desenvolvimento e subsidiar a formulação de estratégias institucionais de apoio à pesquisa, respeitando as especificidades das diversas áreas do conhecimento.

Uma das principais finalidades da iniciativa é subsidiar a elaboração de um edital específico para concessão de auxílio financeiro aos Grupos de Pesquisa do IFPE, com lançamento previsto para novembro de 2026. A proposta é estabelecer faixas de financiamento que considerem os diferentes estágios de consolidação dos grupos, contemplando tanto aqueles com trajetórias de pesquisa já consolidadas quanto os que se encontram em processo de consolidação. Os critérios de classificação e os valores dos auxílios serão definidos no futuro edital, considerando os resultados do levantamento e a disponibilidade orçamentária institucional.

Na etapa posterior, os grupos aderentes poderão concorrer ao financiamento mediante apresentação de um plano de trabalho simplificado, com duração de 12 meses, contendo cronograma de atividades e previsão de resultados, entregas ou produtos. Também poderão ser contempladas ações voltadas à difusão do conhecimento, à acessibilidade e à comunicação científica.

Poderão aderir à Carta-Convite todos os Grupos de Pesquisa certificados pelo IFPE no DGP/CNPq. A adesão deverá ser realizada pelo(a) líder ou vice-líder do grupo, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível aqui, com informações sobre sua composição e produção no período estabelecido. O prazo para adesão teve início em 7 de outubro e segue até 9 de novembro de 2026.

A Propesq reforça a importância da participação dos Grupos de Pesquisa nesse processo, uma vez que as informações coletadas permitirão construir um diagnóstico institucional mais abrangente e orientar ações de fortalecimento da pesquisa no IFPE.

Acesse aqui a carta-convite na íntegra.

 

Fim do conteúdo