IFPE recebe recursos para construção da sede definitiva do Campus Paulista

A previsão é de que a nova sede, a ser construída no bairro de Maranguape I, seja entregue no primeiro trimestre de 2019. Recursos são da ordem de R$ 17 milhões.

O IFPE dará início ao processo de construção da sede definitiva do Campus Paulista. A liberação dos recursos, no valor de R$ 17.217.647,95, foi autorizada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta segunda-feira (30). O repasse foi assinado no Escritório do Ministério da Educação, em Recife, e contou com presença da reitora do IFPE, Anália Ribeiro, do prefeito da cidade de Paulista, Júnior Matuto, e de gestores do Instituto.

A sede definitiva do Campus Paulista será construída no bairro de Maranguape I e ocupará uma área total de 6.401,95 metros quadrados, que contará com 16 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, além de área de convivência, guarita e estacionamento. O prazo para a construção é de 14 meses e a previsão é de que a obra esteja concluída no primeiro trimestre de 2019. Com o objetivo de tornar o processo licitatório mais rápido, será utilizado o Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

“Nós sabemos que a chegada do IFPE transforma não só o entorno e a paisagem, mas as vidas das pessoas, porque traz novos vieses e perspectivas. E com a construção do Campus Paulista, sabemos que, naquele lugar, está acontecendo uma educação pública, gratuita e de qualidade. Estamos todos trabalhando em prol de uma educação técnica e profissionalizante em Pernambuco”, destacou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro.

Atualmente, o Campus Paulista funciona na Avenida Dr. Rodolfo Aureliano, 2182, na Vila Torres Galvão, oferece dois cursos técnicos (em Administração e em Manutenção e Suporte em Informática) e atende 474 estudantes. Com a sede definitiva e novas instalações, a expectativa é de que novos cursos sejam criados e o número de estudantes aumente para 1200.

“O ato de hoje é algo que obedece ao planejamento incluído na terceira expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. E é importante que a gente possa marcar cada etapa do processo de expansão do IFPE e a consolidação de toda essa infraestrutura no estado”, ressaltou o ministro Mendonça Filho.

Também participaram da cerimônia o deputado federal Augusto Coutinho, o pró-reitor de Administração e Planejamento, Rozendo França, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, André Menezes, a diretora do Departamento de Obras e Projetos de Engenharia, Virgínia Gouveia, o diretor geral do Campus Paulista, George Gaudêncio, a diretora de Administração e Planejamento, Dayanne Oliveira, o diretor de Ensino, Emílio Vieira, a presidente da Comissão de Governança, Luciana De Lavor, além dos diretores gerais dos campi, Ezenildo Emanuel de Lima (Afogados da Ingazeira) e Adalberto Arruda (Barreiros).