Pesquisa de docente do IFPE Paulista é aplicada em um dos principais laboratórios em defesa nuclear dos EUA

A pesquisa é liderada pelo docente Bruno Cartaxo

Uma pesquisa liderada pelo docente Bruno Cartaxo, do IFPE Paulista, em parceria com a UFPE e a UFPA, foi recentemente aplicada no Sandia National Laboratory, um dos três principais laboratórios de pesquisa em defesa nuclear do governo dos Estados Unidos.

A pesquisa define um modelo de transferência de conhecimento focado em definir diretrizes e estratégias que permitam fazer com que pesquisas na área de computação possam ser aplicadas na prática de desenvolvimento de software de uma maneira mais eficiente. O relato mais detalhado de como a pesquisa do professor Bruno Cartaxo foi aplicada com sucesso pode ser encontrado no white-paper intitulado “Towards Evidence-Based Practice in Scientific Software Development” de autoria do pesquisador norte americano Reed Milewicz do próprio Sandia National Laboratory. O white-paper foi publicado no Collegeville Workshop 2020 organizado por pesquisadores do Sandia National Laboratory e outras universidades e empresas de destaque do meio de tecnologia e outros setores correlatos, como a Intel, NVidia, ExxonMobil, University of Illinois e Colorado State University.

Um dos trechos do white-paper que evidencia a relevância do modelo de transferência de conhecimento afirma que “[o Sandia National Laboratory] está ativamente explorando o uso de Rapid Reviews, uma técnica popular na medicina baseada em evidência e que foi adaptada para a uso na engenharia de software através do trabalho pioneiro dos pesquisadores Bruno Cartaxo (IFPE), Gustavo Pinto (UFPA) e Sérgio Soares (UFPE)”.

O próprio Reed Milewicz entrou em contato com o professor Bruno para comunicar o sucesso ao aplicar o modelo de transferência de conhecimento no Sandia National Laboratory, ao mesmo tempo que mostrou interesse em possíveis futuras colaborações.

Além do Sandia National Laboratory, outras empresas também já se beneficiaram da aplicação do modelo proposto, tais como o Instituto Senai de Inovação para Tecnologia da Informação e Comunicação (ISI-TICs), a Escribo (startup de tecnologia aplicada ao ensino infantil), dentre outras. Diversos artigos sobre o modelo já foram publicados pelo professor Bruno em conferências e revistas internacionais de alto impacto, dentre eles o artigo “The Role of Rapid Reviews in Supporting Decision-Making in Software Engineering Practice” que foi apresentado na Canterbury University na Nova Zelândia em 2018.

O impacto nacional e internacional do modelo proposto coloca o IFPE Paulista na rota das instituições reconhecidamente aptas a desenvolver P&D, aplicado a problemas reais em empresas avançadas e intensivas em tecnologia da informação nos mais diversos níveis. O estudo apresentado no white-paper, inclusive, pode ser replicado em futuras parcerias entre o IFPE e outras empresas e instituições como um dos meios de fomentar o desenvolvimento da pesquisa e inovação no Brasil.