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Perfil Profissional


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Perfil Profissional

A formação do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPE Campus Paulista, habilita o profissional para explorar a potencialidade regional, estadual e nacional. Mais especificamente, a respeito das questões locais, observa-se que o município do Paulista integrante da Região Metropolitana do Recife (RMR) onde que encontra-se o Porto Digital, um parque tecnológico localizado nos bairros do Recife Antigo, Boa Vista, Santo Antônio e São José com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa. Atualmente, o Porto Digital abriga 316 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo, com 9 mil colaboradores e 800 empreendedores. Esses empreendimentos geram um faturamento anual de mais de R$ 1,7 bilhão (FOLHA, 2018). O Porto Digital concentra uma grande quantidade de empresas desenvolvedoras de software e já é uma realidade há alguns anos. Ele absorve considerável mão de obra qualificada, principalmente estudantes dos cursos de computação advindos das faculdades do município e das redondezas. Não obstante, Paulista se insere na Região Metropolitana do Recife, onde está instalado o segundo maior polo médico do Brasil, além do alto potencial turístico do litoral norte do estado, ao qual o município faz parte. Nesta perspectiva, a relevância deste curso se dá com a possibilidade de qualificar profissionais do ponto de vista crítico e analítico e que possam atuar nas etapas de inovação, modernização e implantação de sistemas integrados para os negócios já existentes ou que venham a se constituir no Estado e no País.

Assim, a concepção do Curso Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas baseia-se na busca pela garantia da formação de profissionais qualificados, críticos, reflexivos, éticos, criativos e inovadores nas atividades que venham a desempenhar, visando proporcionar conhecimentos de sistemas de informação que permitam a inovação e melhoria das organizações, sejam elas, públicas, privadas ou do terceiro setor, contribuindo para a sobrevivência e longevidade das organizações em âmbito local e nacional, através do desenvolvimento e implementação de soluções computacionais considerando os princípios didáticos, as práticas interdisciplinares e o processo de contextualização na contribuição da formação do estudante nos aspectos técnico e prático, pluralista e crítico, implicando uma qualidade social e política.

Espera-se também que este/a profissional seja capaz de desenvolver valores ligados à responsabilidade socioambiental, justiça e ética profissional, capacidade para atuar de forma multidisciplinar, compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento pessoal e profissional, compreender a importância das relações interpessoais, comunicação e trabalho em equipe, desenvolver a capacidade empreendedora e compreender o processo tecnológico, em suas causas e efeitos, aplicar e produzir inovações científico-tecnológica no mundo do trabalho, gerir processos e a produção de bens e serviços, compreender e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias.

A organização curricular do curso contempla conhecimentos profissionais: desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas e codificando aplicativos, administrar ambientes informatizados, prestar suporte técnico, treinar usuários e elaborar de documentação técnica, estabelecer padrões, coordenar projetos, oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisar novas tecnologias.

Diante do exposto e em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2016, tal profissional deve apresentar as seguintes capacidades: Analisa, projeta, desenvolve, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Avalia, seleciona, especifica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Coordena equipes de produção de softwares. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

O texto é uma compilação de trechos disponíveis na seção 1.3, 1.4, 1.7, do PPC, e do Catálogo Nacional de Cursos (2016).

 

Áreas de Atuação

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC, 2016), os campos de atuação do profissional formado na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são:

• Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
• Empresas de tecnologia;
• Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
• Organizações não-governamentais;
• Órgãos públicos;
• Institutos e Centros de Pesquisa;
• Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Sua atuação está relacionada às Ocupações CBO:

2124-05 -Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas.
2124-05 -Tecnólogo em processamento de dados

Acesse aqui Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 

Informações adicionais sobre o curso

No IFPE Campus Paulista, além das disciplinas relacionadas a infraestrutura e desenvolvimento de software, o aluno irá cursar disciplinas com o foco em Inteligência Artificial (3º período), Aprendizagem de Máquina (4º período) e Mineração de Dados (5º período), áreas que estão em franca expansão e com demanda de mercado crescente. No último ano do curso o aluno ainda poderá escolher quatro disciplinas optativas de acordo com o seu perfil de interesse e oferta de disponibilidade.

Acesse a seção Matriz Curricular para mais informações sobre a organização curricular e disciplinas do curso.

Outras informações:

Carga horária do curso: 1875 h/r
Carga horária prática profissional: 200 h/r
Carga horária atividades complementares: 125 h/r
Carga horária total: 2200 h/r
Vagas por turma: 40

Documentos importantes

Resolução nº 54/2015 – Aprova o Regulamento de Acompanhamento de Egressos do IFPE

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

Internacionalização

Processo seletivo para participação em programa de pós-graduação stricto sensu e para estudos no exterior em 2022

 

Núcleo de Inovação Tecnológica

Edital nº 03/2022 – Programas de Iniciação Científica e Tecnológica

Portaria nº 994/2010 – Criação de NIT

 

Políticas

POLÍTICA DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFPE

POLÍTICA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

 

Registros das Estratégias de Gestão – Ensino – Trabalho 

Discentes disciplinas concluídas – Perfil 

 

Última atualização em 24/08/2023

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