Estudantes do Campus Paulista visitam o SEBRAE

A visita teve como objetivo, além de conhecer uma instituição do sistema S, aprender sobre as micro e pequenas empresas.

No último dia 23, estudantes do Curso Técnico em Administração do IFPE Campus Paulista estiveram na sede do SEBRAE Pernambuco, em Recife. A visita teve como objetivo, além de conhecer a estrutura e atribuições de uma instituição do sistema S, que é responsável pelo fomento do Empreendedorismo no Brasil, aprender um pouco mais sobre as micro e pequenas empresas.

Além de conhecer as instalações do SEBRAE, os estudantes participaram de uma palestra com o analista e consultor Silvio Broxado sobre o que é o SEBRAE, abertura e gestão de micro e pequenas empresas. Broxado enfatizou o comprometimento de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios como missão SEBRAE, assim como a visão de contribuir para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.

A estudante do primeiro período, Stéffany Laynny, diz que “poder conhecer as instalações, a história do Sebrae, como e para quem funciona, foi enriquecedor. Eles têm uma ótima estrutura, são bastante organizados e contam com profissionais altamente preparados para atender ao público que busca se qualificar para abrir e fazer crescer o próprio negócio e sair da informalidade. Uma tarde diferente, proveitosa. Inesquecível.” Letianne Alves, estudante do segundo período, concorda que a visita ao SEBRAE foi muito importante: “revisamos alguns conteúdos do primeiro período, como enquadramento das empresas quanto ao faturamento, e conhecemos o passo a passo dos procedimentos institucionais.”

A iniciativa partiu da Profa. Luciana de Lavor, em razão de um trabalho de pesquisa que os estudantes do 2º período estão desenvolvendo, na disciplina de Português Instrumental, sobre o papel do Técnico em Administração no mercado de trabalho, cujas ações culminarão numa mostra aberta à comunidade, nos próximos dias 30 e 31.

Para Luciana de Lavor, que acompanhou os estudantes, “um dia como esse fortalece os laços entre eles, estimula o espírito empreendedor, amplia os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desperta o orgulho de ser Técnico em Administração e aluno IFPE.”