Prorrogadas inscrições para programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2

Estudantes podem se inscrever até este domingo (18)

O Campus Paulista prorrogou, nesta sexta (16), as inscrições para o Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2, que substitui o antigo Programa Bolsa Permanência. Agora, os estudantes poderão se inscrever até este domingo (18).

Com o objetivo de ampliar as condições de permanência dos/as estudantes do Instituto, o programa concederá auxílios que variam de R$130 a R$230 a discentes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como alunos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

Para participar, é preciso se inscrever de forma on-line através do Sistema Fluxo.IFPE. As informações acadêmicas do/a estudante serão importadas automaticamente do Q-Acadêmico. Ao realizar a inscrição, o/a estudante será direcionado/a para um dos perfis socioeconômicos descritos abaixo, devendo digitalizar e anexar a documentação correspondente:

a) cotistas com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio e quem é atendido/a pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão);

b) estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários/as do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes cadastrados/as ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico;

c) estudantes com renda per capita familiar de até  um salário mínimo e meio que não se incluam em nenhum dos perfis anteriores.

Para mais informações, confira aqui o edital.

COMO SE INSCREVER

Para realizar a inscrição é preciso seguir os seguintes passos:

PASSO 1: Ter o E-mail Institucional discente. O estudante pode criar seu e-mail institucional pelo link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/. Caso queira assistir um passo a passo para criação deste e-mail, acesse AQUI vídeo institucional “Como criar e-mail institucional do estudante: IFPE”

PASSO 2: Criar uma senha no Acesso.IFPE, utilizando o link: https://acesso.ifpe.edu.br/auth/realms/master/login-actions/reset-credentials. Instruções serão recebidas no E-mail Institucional para concluir o processo de criação da senha. Caso não receba na caixa de entrada, verifique na caixa de spam. Estudantes que já tenham a senha do Acesso.IFPE não precisarão realizar este procedimento, a menos que seja necessária a redefinição da senha.

PASSO 3: Acessar o sistema Fluxo pelo site https://fluxo.ifpe.edu.br/, fazer o login com CPF e a senha criada no Acesso.IFPE e acessar a aba “Ações Disponíveis” para iniciar sua inscrição. Caso não conclua a inscrição neste momento, o estudante pode acessar o sistema Fluxo posteriormente e localizar a inscrição nas abas “Pendências” ou “Minhas Requisições” para dar continuidade à inscrição.

Ao final da inscrição, uma notificação será enviada para o E-mail Institucional informando que sua inscrição foi concluída. ATENÇÃO: Certifique-se de preencher todas as informações solicitadas pelo sistema Fluxo, até chegar ao último passo: “Aberto para edição”. Caso você queira realizar alguma edição na sua inscrição, volte sua inscrição até a informação que deseja retificar e depois refaça os passos posteriores até chegar ao passo “Aberto para edição” novamente, dentro do prazo de inscrição, até 18/09. Apenas as inscrições nesse passo passarão para a próxima etapa, de análise documental e socioeconômica.

É importante que o cadastro do estudante no sistema Q-Acadêmico esteja atualizado, inclusive constando o E-mail Institucional. Caso o estudante precise fazer a alteração dos dados, abaixo estão links de vídeos Institucionais que podem ser úteis:

TUTORIAIS

Acessando o Q-acadêmico do Aluno pela 1ª vez
Como atualizar os dados cadastrais no Q-acadêmico do aluno

TIRA-DÚVIDAS

A equipe da assistência estudantil do Campus está à disposição para esclarecer dúvidas pelos e-mails daee@paulista.ifpe.edu.br e servico.social@paulista.ifpe.edu.br, e presencialmente na sala da DAEE nos horários de funcionamento do setor, até o dia 16/09.