Inscrições para supervisores e preceptores bolsistas começam hoje (03)

O IFPE lançou, nesta terça-feira (03), o Edital 001/2018 que abre processo seletivo para supervisores e preceptores bolsistas do PIBID e Residência Pedagógica. No Campus Pesqueira, as oportunidades são para os cursos de licenciatura em física e matemática. Estão sendo ofertadas três vagas para o Núcleo de Iniciação à Docência (NID) e três vagas para a Núcleo de Residência Pedagógica (NRP). O valor da bolsa é de R$ 765,00 reais.

=>Edital 001/2018

=>Formulário de Inscrição

=>Termo de Compromisso e Responsabilidade

=>Relação das Escolas Habilitadas

As inscrições começam hoje (03) e seguem até o dia 10 de julho. Os interessados devem acessar o site do IFPE https://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/ensino/editais , imprimir e preencher o formulário de solicitação de inscrição e o termo de compromisso .Os documentos devem ser entregues nas coordenações dos cursos de física ou matemática, das 14h às 21h.

A Residência Pedagógica terá o total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos duas intervenções pedagógicas; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final; avaliação e socialização de atividades.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciado, chamado de Residente, na escala de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhados por um professor da escola, chamado de preceptor, com experiência na área de ensino do licenciando e orientado por um docente da sua instituição formadora.