Início do conteúdo

IFPE promove 1º Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras

O objetivo é reunir profissionais da região Agreste que atuam com o público surdo, a fim de discutirem os desafios e perspectivas do profissional tradutor e intérprete de libras na atualidade .


O IFPE Campus Pesqueira promoverá, entre os dias 24 e 25 de julho, o 1º Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras. O objetivo é reunir profissionais da região Agreste que atuam com o público surdo, a fim de discutirem os desafios e perspectivas do profissional tradutor e intérprete de libras na atualidade e seu impacto na sociedade.  As inscrições são gratuitas, vão até o dia 18 de julho e podem ser feitas por meio desse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdILtq934Gv9UtJOxZBFBBihMMulUfe wkTa6zKjLZ-imeCrQ/formResponse .

 

=>Confira fotos do evento no Flickr do IFPE

 

=>Programação do 1º Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras

No dia 24, haverá palestra com os especialistas da área Lucielma Karla e Luciana Lenira sobre “O Intérprete Educacional” e “A Formação dos Tradutores Intérpretes de Línguas e Sinais”. À tarde, oficinas com Otávio Silva e Adalberto Ferreira sobre “Tradutores Intérpretes de Línguas e Sinais: no mundo do trabalho, legislação e ética profissional” e  “Classificadores: o que é e para que serve?”.

Já no dia 25, ocorrerão oficinas com Laerte Leonaldo e Carlos Di Oliveira sobre “O uso de sinais conceituais na prática de tradução/interpretação no ensino de ciências e “noções básicas da escrita de sinais” e oficinas com Rogério Santos e Álvaro Ferreira sobre “O sinal e seus contextos: reflexões sobre o ato tradutório, interpretativo” e “Técnicas usadas na arte: música, hinos cívicos, poesias”.

De acordo com a professora Josseany Gomes, uma das organizadoras do evento, a ação faz parte das comemorações do Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras que ocorre no dia 26 de julho. “O encontro está sendo promovido pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas, ligado à Coordenação de Políticas Inclusivas e tem a prerrogativa de promover formação continuada para profissionais que atuam na área da interpretação da língua brasileira de sinais (LIBRAS) com principal foco na educação básica da cidade de Pesqueira.”, informou.

Fim do conteúdo