IFPE Caruaru abre 120 vagas em cursos técnicos

Inscrições gratuitas começam segunda-feira (5). Oferta é para segundo semestre de 2021.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) divulgou nesta sexta-feira (2) os editais do processo de ingresso 2021.2. Mais uma vez, em virtude da pandemia, o tradicional vestibular não ocorrerá. Todas as etapas do processo serão realizadas pela internet. Neste edital, o Campus Caruaru oferece 120 vagas distribuídas nos cursos técnicos em Mecatrônica, Edificações e Segurança do Trabalho, na modalidade subsequente, para quem concluiu o Ensino Médio. Assim como no último processo, também está mantida a gratuidade da inscrição para possibilitar o acesso a toda a sociedade, nesse momento de crise.

As inscrições começam na segunda-feira (5) e podem ser feitas até o dia 18 de julho pelo site cvest.ifpe.edu.br. Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas.

Candidatos às vagas dos cursos técnicos deverão apresentar histórico escolar ou certificação equivalente. Na modalidade Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia.

INSERÇÃO DAS NOTAS – Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas e anexar os documentos comprobatórios das notas, que não poderão exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

No ato da inscrição, será preciso anexar a cópia digital da frente e do verso do histórico escolar. É necessário que constem nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o Histórico Escolar o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do primeiro e segundo ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola. Destacamos que os que optarem pelo histórico escolar deverão estar atentos às exigências do edital que estabelece regras em relação às diferenças curriculares.

RETIFICAÇÃO DE INSCRIÇÕES – Uma novidade desta seleção é o processo de retificação de inscrições, criado com objetivo de possibilitar ao candidato que teve o indeferimento da sua inscrição, em virtude de documentações ou informações divergentes, proceder com a correção de dados ou documentos anexados.

Uma lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 26 de julho. Nessa ocasião, os candidatos terão a oportunidade de verificar sua situação específica. Os que tiverem a inscrição indeferida poderão consultar o motivo do indeferimento. No período de 27 a 28 de julho, eles terão a oportunidade de retificar dados e até anexar nova documentação. A retificação finalizada será submetida a uma nova análise, cujo resultado será disponibilizado no dia 4 de agosto, juntamente com o resultado preliminar do processo.

A divulgação da relação de aprovados está prevista para o dia 12 de agosto, após a análise de recursos interpostos ao resultado preliminar. Quem for aprovado deverá realizar matrícula a partir do dia 16 de agosto. As datas da matrícula e as do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido e constarão no edital de matrícula.

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS – Para esclarecer dúvidas, o IFPE ampliou os serviços de atendimento aos candidatos. A Comissão Central do Processo de Ingresso 2021.2 criou o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/ que ficará ativo durante todo o período do processo. O Campus Caruaru também oferece atendimento presencial toda terça (das 9h às 16h), quinta (das 13h às 17h) e sexta-feira (das 8h às 12h). Ainda é possível entrar em contato através do e-mail ingresso@caruaru.ifpe.edu.br e do whatsapp (81) 99398-5312.

CARTILHA DE INFORMAÇÕES  – Se você ainda tem dúvidas ou quer entender melhor sobre a seleção, acesse AQUI a cartilha explicativa com o resumo dos principais itens dos editais do Processo de Ingresso IFPE 2021.2.