Matriz Curricular
Conteúdos curriculares
Os conteúdos curriculares dispostos nos componentes curriculares dialogam com o perfil profissional do egresso, fundado na perspectiva de desenvolvimento profissional aliado à formação cidadã. Os componentes são divididos entre Núcleo Complementar, Núcleo Profissional e Optativa e Projeto Interdisciplinar. Os primeiros relacionam-se mais fortemente à conteúdos de caráter profissional, onde os demais constituem-se em elementos complementares, ora profissionais a depender da orientação da disciplina optativa elegida.
No que se refere ao grupo profissional, as disciplinas dialogam fortemente com o desenvolvimento do egresso no que concerne ao desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para o desenvolvimento de sistemas. O grupo dessas disciplinas congrega os componentes curriculares a seguir, os quais dialogam com conteúdos próprios da área profissional:
Introdução a informática (54 h/a); Introdução a programação (90 h/a); Arquitetura de Computadores (72 h/a); Linguagens de Programação Orientadas a Objetos (108 h/a); Engenharia de Software (72 h/a); Redes de Computadores (72 h/a); Banco de Dados I (90 h/a); Algoritmos e Estrutura de Dados (108 h/a); Análise e Projetos de Sistemas (72 h/a); Inteligência Artificial (72 h/a); Desenvolvimento de Sistemas Web I (72 h/a); Banco de Dados II (72 h/a); Aprendizagem de Máquina (72 h/a); Sistemas Operacionais (72 h/a); Sistemas Distribuídos (72 h/a); Metodologia Cientifica Aplicada (72 h/a); Desenvolvimento de Sistemas Web II (72 h/a); Projeto de Desenvolvimento de Sistemas Web (54 h/a); Teste de Software (54 h/a); Gerenciamento de Projetos (54 h/a); Segurança da Informação (54 h/a )e Programação para Dispositivos Móveis (54 h/a).
Sobre os componentes curriculares do núcleo complementar temos: Empreendedorismo e Negócios em TIC; Ética e Responsabilidade Sócio Ambiental; Língua Inglesa Aplicada; Matemática Aplicada; Estatística Aplicada; Introdução ao Trabalho de Conclusão e Metodologia de Pesquisa.
Sobre essas disciplinas e seus conteúdos destacamos que dialogam com o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício da formação na área, seja de modo prático – no sentido de apropriação das técnicas – evidenciadas nas disciplinas como Empreendedorismo e Negócios, Matemática e Estatística – seja de modo reflexivo, em disciplinas como Introdução ao Trabalho de Conclusão, Metodologia de Pesquisa e Ética e Responsabilidade Sócio Ambiental. Sobre essa última contempla conteúdos éticos, culturais e ambientais, discorrendo sobre sustentabilidade – neste último contemplando discussão relativas à povos indígenas.
Os conteúdos estão atualizados de acordo as características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso, inclusive por meio de aquisição dos referenciais bibliográficos mais recentes, conforme título indicado para cada componente curricular. A distribuição da carga horária é orientada pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNST), em sua versão mais recente, de modo a proporcionar equilíbrio e conexão entre conteúdos e saberes, ao longo do processo formativo.
ACESSE TAMBÉM:
- Matriz Curricular
- Ementas das Disciplinas
- Relatório de adequação do acervo bibliográfico do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFPE Paulista
- Resolução nº 54/2015 – Aprova o Regulamento de Acompanhamento de Egressos do IFPE
- Projeto pedagógico – curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas