IFPE-Paulista lança edital do Programa Monitoria 2024.1

Docentes deverão enviar plano de monitoria do dia 01/02 até às 8h do dia 19/02

O IFPE – Campus Paulista publicou, nesta segunda-feira (29), o edital do Programa Monitoria 2024.1, voltado para os/as estudantes regularmente matriculados/as nos cursos técnicos superiores do campus. O programa tem como objetivos incentivar a formação acadêmica, ampliar os espaços de aprendizagem, melhorar a qualidade do ensino, além de desenvolver a autonomia e a formação integral dos discentes.

Estão sendo ofertadas vagas nas modalidades remunerada (com bolsa) e voluntária (sem bolsa). O exercício da monitoria implicará o cumprimento de cargas horárias semanais de, no mínimo, oito e, no máximo, doze horas semanais de atividades, de acordo com o plano de monitoria, as quais não poderão ser coincidentes com o horário das aulas do estudante em seu curso regular. A atividade de monitoria deverá ser exercida no período de 02 de abril a 25 de junho de 2024.

As vagas referentes a este edital contemplarão monitores bolsistas e voluntários para os Cursos Técnicos Subsequentes de Administração e de Manutenção e Suporte em Informática; Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Administração e de Informática para a Internet; e Cursos Superiores de Processos Gerenciais e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas,  conforme oferta de vagas por parte dos/as docentes, inscrição e aprovação de estudantes.

Serão concedidas até cinco bolsas para cada um dos cursos ofertados no campus, podendo o valor mensal da bolsa ser estipulado entre R$ 200 e R$ 400.

As inscrições serão feitas em duas etapas:

I. Inscrição dos Planos de Monitoria (realizada somente pelos docentes);
II. Inscrição dos estudantes candidatos à monitoria.

O/a docente deverá enviar seu plano de monitoria, por meio do formulário eletrônico disponível aqui, no prazo de 01 de fevereiro até às 8h do dia 19 de fevereiro.

O resultado preliminar será divulgado no dia 21 do mesmo mês. Já o resultado final das inscrições dos docentes-orientadores, das vagas para cada componente curricular e do conteúdo programático da prova de seleção serão divulgados no dia 26/02.

Após essa etapa, os/as estudantes candidatos/as às vagas de monitoria poderão se inscrever entre os dias  26 /02 e 07/03 por meio de formulário eletrônico disponível aqui, de acordo com a documentação e orientações descritas no edital.

O Programa de Monitoria integra a Política de Assistência ao Ensino e ao Estudante do IFPE e está diretamente vinculado à área estratégica do Ensino. Nesse âmbito, é compreendido como um programa técnico-científico de incentivo à formação acadêmica, que visa à ampliação dos espaços de aprendizagem e à formação do discente, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

>>> Para conferir o cronograma completo e mais informações, acesse aqui o edital.

>>> Confira também aqui os anexos