Início do conteúdo

Inscrições abertas para o SiSU 2023.1

Prazo para se inscrever vai até 24 de fevereiro. IFPE Pesqueira oferta 160 vagas em quatro cursos superiores


As inscrições para o processo seletivo da 1ª edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam nesta quinta-feira (16) e seguem até o dia 24 de fevereiro, e são feitas exclusivamente por meio do site: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do Sisu será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Podem concorrer as pessoas que prestaram o Enem de 2022 e não zeraram a prova de redação.

Através do Edital nº 07/2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) oferta 465 vagas para cursos superiores presenciais, com ingresso no segundo semestre deste ano. No Agreste, o Campus Pesqueira disponibiliza 160 vagas, sendo 40 no curso de Enfermagem, 40 em Engenharia Elétrica, 40 em Licenciatura em Matemática e 40 em Licenciatura em Física. 

Cotas – No IFPE, 60% das vagas são reservadas para quem estudou integralmente em escola pública e, dentro desse percentual, ainda há subcotas para quem tiver renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e para pessoas negras, indígenas e com deficiência, em conformidade com a Lei nº 12.711/2012, seguindo os critérios descritos no edital.

Heteroidentificação e aferição da condição de indígena – Os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que concorrem a modalidade de vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012 (dos códigos L2, L6, L10 e L14) classificados dentro do número de vagas deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou pela aferição da condição de indígena autodeclarada.

O procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena autodeclarada ocorrerá de forma não presencial, com o envio do conteúdo através da plataforma de envio e recebimento de arquivos de mídia WhatsApp. Com relação à heteroidentificação, os candidatos deverão enviar um vídeo com sua autodeclaração para ser avaliado pela comissão responsável, que usará para a análise exclusivamente o critério fenotípico. 

Já a condição indígena autodeclarada será aferida a partir da análise de documentação, representada pelo Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Na ausência desse documento, deverá ser apresentado o Reconhecimento de Identidade Indígena (ANEXO C do edital), documento composto por uma Autodeclaração e Consciência de Identidade Indígena, assinada pelo/a candidato/a, e por uma Declaração de Reconhecimento, assinada pelo cacique ou outra liderança equivalente.

Resultados e Lista de Espera – O resultado da Chamada Regular será divulgado no dia 28 de fevereiro, a partir das 17h, e as matrículas serão realizadas, de forma remota, no período de 02 a 06 de março, mesmo prazo para envio dos arquivos para o procedimento de heteroidentificação e aferição da condição indígena. A novidade é que as matrículas agora serão feitas pelo site: https://workflow.ifpe.edu.br/

Quem não for convocado na Chamada Regular poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera, no período de 28 de fevereiro a 08 de março, para as três convocatórias previstas no edital. Contudo, podem ser realizadas convocatórias além das previstas em cronograma. A relação dos candidatos inscritos na lista de espera será publicada no dia 13 de março, a partir das 17h.

Canal de atendimento – Para esclarecer dúvidas e prestar informações, a Comissão SiSU IFPE 2023.1 disponibilizou o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/ (categoria “SiSU”) que ficará ativo durante todo o período da seleção.

>> Faça sua inscrição AQUI

ACESSE: 

Fim do conteúdo