Campus informa serviços essenciais mantidos durante a greve

Direção-geral divulga, para conhecimento da comunidade acadêmica, os serviços que continuam sendo prestados durante o período da greve

A Direção-Geral do IFPE-Campus Ipojuca, conjuntamente com o comando de greve dos servidores da unidade, definiu os serviços considerados essenciais ao funcionamento da instituição que não podem ser interrompidos durante a greve de servidores.

Para conhecimento da comunidade acadêmica, os serviços que continuam sendo prestados durante o período da greve são:

• Atendimento presencial ao público, por meio do Setor Integrado de Atendimento ao Discente (SIAD), em horário de funcionamento especial: às segundas e quartas das 8h às 14h, e às terças e quintas das 14h às 17h. (RETIFICADO)
  • Atendimento do Setor Integrado de Atendimento ao Discente (SIAD), via formulários online.

Atenção: As requisições ao SIAD que têm prazo definido para serem atendidas devem incluir documento comprovando a urgência da tramitação (exemplo: publicação informando prazo para apresentação de certificado ou declaração emitido pelo Campus; troca de e-mails ou declaração de responsável de empresa informando urgência para assinatura do termo de estágio; declaração por escrito do estudante declarando e motivando a urgência de determinada solicitação; etc.).

• Processos e procedimentos de Registro Acadêmico com potencial de gerar dano irreparável a estudantes (emissões de diplomas, declarações e outros). Novos requerimentos devem ser encaminhados pelo SIAD, com a documentação justificando a urgência, se for o caso.
  • Processos e procedimentos da Coordenação de Estágios e Egressos, com potencial de gerar dano irreparável a estudantes (assinatura de termo de estágio, entrega de relatório de estágio, etc.). Novos requerimentos devem ser encaminhados pelo SIAD, com a documentação justificando a urgência, se for o caso.
  • Programas da Assistência Estudantil em andamento: continuidade de pagamentos e demandas administrativas essenciais ao funcionamento dos programas.

No caso do Manutenção Acadêmica: conclusão, nos próximos dias, do pagamento da parcela de Abril, justificado pelas atividades acadêmicas presenciais que já ocorreram antes da suspensão do calendário. O momento do pagamento da parcela de Maio será avaliado mais adiante, em conjunto pela Direção e Comando de Greve, de acordo com a perspectiva de retomada do Calendário Acadêmico e reposição das aulas.

• Programas de Pesquisa e Extensão já em andamento, incluindo o pagamento de bolsas a estudantes cumprindo seus planos de trabalho.
  • Publicação de portarias consideradas essenciais pela Administração e comunicados da Direção-Geral à comunidade acadêmica.
  • Divulgação de editais e etapas de Programas, Projetos e convênios com prazos inadiáveis e que independem do IFPE.
  • Prestação de informações a sistemas estruturantes do governo federal que definam prazo para preenchimento.
  • Processos de compras em andamento, cujo atraso em calendário colocaria em risco sua conclusão.
  • Processos de gestão e fiscalização dos contratos ativos no Campus, e encaminhamento dos pagamentos pelos serviços prestados.
  • Trâmites relativos à gestão de pessoas considerados essenciais: folhas de pagamentos e demais processos com potencial de gerar dano irreparável a servidores ou ônus à Administração – progressão, aposentadoria, etc.
  • Monitoramento e manutenção de equipamentos e serviços de tecnologia (Internet, impressões, etc.), a fim de evitar danos a equipamentos e assegurar a continuidade dos serviços essenciais.

A Direção-Geral do Campus continua mantendo diálogo aberto com o Comando de Greve, para garantir a prestação dos serviços essenciais e respeitar o direito dos servidores que integram o movimento grevista.

A toda a comunidade acadêmica, reafirmamos também nosso compromisso em estudar e propor, quando oportuno, um calendário de reposição das aulas que minimize os impactos da greve para os estudantes.