Campus integra ações de conscientização sobre o Dia Mundial da Água e das Florestas

Parceria com órgãos de proteção ao Meio Ambiente que atuam na região possibilitou programação no Campus

Na semana que se celebra o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial das Florestas, uma parceria com os órgãos de gestão do Meio Ambiente da Prefeitura e do Estado possibilitou a realização de ações de conscientização no IFPE-Campus Ipojuca.

Na segunda-feira (18), representantes da Secretaria Estadual de Meio-Ambiente (SEMAS-PE), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Secretaria de Meio Ambiente do Ipojuca apresentaram a estudantes do Campus uma palestra sobre a interconexão entre água e clima, abordando também desafios para a gestão compartilhada de recursos hídricos. Tratou-se das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 56, que trata do acesso à água e saneamento. “Já vivemos em um contexto de escassez: hoje, metade da população mundial enfrenta abastecimento de água inadequado”, ponderou Raquel Lucchesi, analista de Educação Ambiental da CPRH.

Rogério Nascimento, coordenador do Núcleo de Proteção e Educação Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA – Ipojuca), falou sobre os desafios e peculiaridades do município no tema da gestão de águas. “As praias, por exemplo, são um dos símbolos da riqueza do município, não só por sua beleza natural, mas quanto à disponibilidade hídrica e biodiversidade”, disse.

A agenda da semana incluiu ainda uma caminhada ecológica pela mata que compõe o terreno do Campus, e o plantio de mudas de vegetação nativa trazidas pela AMMA. Estudantes acompanharam os agentes da prefeitura e colaboradores do Campus na ação, que ocorreu na quinta-feira (21).

Veja aqui as fotos das ações pelo Dia Mundial da Água/Dia Mundial das Florestas.

Coleta de óleo – Durante a semana, foi anunciada também a reativação de uma parceira com o Projeto Mundo Limpo, Vida Melhor, ligada à empresa alimentícia Asa, para coleta de óleo de cozinha usado. O óleo de cozinha descartado pela pia é um grande agente poluidor das águas.

O galão para coleta foi colocado na área de convivência, próximo à cantina. Todas as pessoas da comunidade e entorno podem fazer o descarte do óleo de uso doméstico: ele deve ser acondicionado em garrafas PET e colocado dentro do galão (dentro da embalagem mesmo – o projeto se encarregará de reciclar também o PET). O projeto fabrica sabão em barra a partir do óleo usado, e reverte a renda da comercialização do sabão para o IMIP.

Saiba mais sobre o projeto Mundo Limpo, Vida Melhor.