Segunda edição do Mulheres na Eólica inicia imersão em empresa parceira

Projeto de extensão tecnológica visa oferecer formação a mulheres que desejam conhecer ou atuar na área de energia eólica

O projeto de extensão tecnológica Mulheres na Eólica, realizado no IFPE-Campus Ipojuca com apoio da Facepe, iniciou no início de junho a etapa de imersão das extensionistas na indústria. Trata-se da segunda edição do projeto, iniciado em 2021, que capacita mulheres com formação específica para a área eólica.

O projeto, idealizado e coordenado pela professora Juliana Yanaguizawa Lucena, nesta edição tem parceria com a LM Wind Power do Brasil, localizada no complexo de Suape. Na primeira etapa do projeto, foi oferecido um curso de capacitação introdutório à Energia Eólica e Sustentabilidade a 100 mulheres (60 estudantes do Campus e 40 colaboradoras da empresa). “Agora, dez estudantes de vários cursos foram selecionadas para uma imersão tecnológica de três meses na empresa. Elas estudarão os processos de fabricação de pás e turbinas eólicas, que envolve tecnologias como infusão a vácuo para materiais compósitos”, explica Lucena.

Janaína Santos, do 3º módulo de Segurança do Trabalho, avaliou positivamente as primeiras visitas da etapa de imersão.  “Gostei muito do curso de formação, aprendemos sobre a evolução da energia eólica no Brasil, os tipos de turbinas eólicas e suas partes, materiais, e tudo mais. E agora estamos podendo ver muitas dessas coisas na prática, com os processos no laboratório e no galpão de produção”, conta.

As extensionistas foram recebidas por profissionais da empresa, entre elas duas técnicas egressas do Campus, e pelos próximos três meses se aprofundarão em diferentes fases do processo produtivo. “Já conhecemos as áreas de estoque, fabricação e controle de qualidade. Aos poucos vamos ter um contato mais próximo com as áreas de produção, quero entender essa parte dos bastidores da fabricação”, diz Sandy Nascimento, concludente do curso técnico em Química, está cumprindo sua carga horária de práticas profissionais no projeto de extensão tecnológica. “A oportunidade proporcionada pelo projeto é única, espero que esse caminho nos leve com o vento para um futuro nessa área”.