IFPE-Paulista divulga edital do Programa Monitoria 2023.1

As inscrições serão feitas em duas etapas, por docentes e estudantes

O IFPE-Paulista publicou, nesta segunda-feira (13), o edital do Programa Monitoria 2023.1, que contemplará monitores voluntários para os cursos técnicos de Administração e de Manutenção em Suporte à Informática e para os cursos superiores de Processos Gerenciais e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os componentes curriculares serão definidos após a inscrição e avaliação dos planos de monitoria dos docentes.

O exercício da monitoria implicará o cumprimento de cargas horárias semanais de, no mínimo, oito e, no máximo, doze horas semanais de atividades, de acordo com o plano de monitoria, as quais não poderão ser coincidentes com o horário das aulas do estudante em seu curso regular.

As inscrições no Programa de Monitoria do IFPE-Paulista serão feitas em duas etapas:

• I. Inscrição dos Planos de Monitoria (realizada somente pelos docentes);
  • II. Inscrição dos estudantes candidatos à monitoria.

O/a docente deverá enviar seu plano de monitoria, por meio do formulário on-line, durante o período de de 16 a 22 de março

O resultado preliminar será divulgado dia 27 do mês. Já o resultado final e quantitativo de vagas de monitoria para cada Componente Curricular serão divulgados dia 29 de março.

Após essa etapa, os/as estudantes candidatos/as às vagas de monitoria poderão se inscrever entre os dias 29 de março e 04 de abril através de formulário eletrônico. No ato, será necessário inserir os documentos previstos no item 10.3.4 do edital digitalizados em pdf ou jpg.

O resultado preliminar da seleção será publicado dia 10 de abril. O início das atividades estão previstas para o dia 14 do mesmo mês.

O Programa de Monitoria integra a Política de Assistência ao Ensino e ao Estudante do IFPE e está diretamente vinculado à área estratégica do Ensino. Nesse âmbito, é compreendido como um programa técnico-científico de incentivo à formação acadêmica, que visa à ampliação dos espaços de aprendizagem e à formação do discente, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

A Comissão responsável ressalta que, embora este Edital, regido pela Portaria IFPE-Campus Paulista nº 311 de 13 de Março de 2023, não contemple a modalidade de Monitoria remunerada (com bolsa), em caso de haver disponibilidade orçamentária para o primeiro semestre de 2023, a modalidade de monitoria voluntária poderá sofrer alteração e os recursos destinados ao Programa de Monitoria possibilitarão a cobertura de bolsas.

CARTILHA INFORMATIVA – Para auxiliar os estudantes a compreenderem melhor o funcionamento do programa de monitoria, foi preparada a Cartilha do Programa de Monitoria, disponível aqui. A Comissão recomenda que os estudantes acessem esse documento para obter mais orientações sobre o programa.

>> Confira o edital completo

>> Errata do edital

ACESSE OS ANEXOS:

ANEXO II – PLANO DE MONITORIA

ANEXO III – FICHA DE INSCRIÇÃO DO ESTUDANTE CANDIDATO

ANEXO IV – RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES E FREQUÊNCIA DO ESTUDANTE-MONITOR (retificado em 04.04.23

ANEXO V – TERMO DE COMPROMISSO DO DOCENTE-ORIENTADOR

ANEXO VI – TERMO DE COMPROMISSO DO ESTUDANTE-MONITOR VOLUNTÁRIO