Início do conteúdo

Artigo em coautoria de professora do Campus aborda diversidade de gênero na indústria eólica

Trabalho foi feito em colaboração com profissionais da indústria e publicado em revista internacional


A professora Juliana Yanaguizawa Lucena (IFPE-Campus Ipojuca) colaborou, junto a profissionais da indústria eólica, com um trabalho de pesquisa sobre diversidade de gênero na indústria eólica. Ela assina o artigo juntamente com Letícia Jahn (UDESC/Porto Bello Shop); Matheus Noronha (ESPM/ABEEólica); e Felipe Vieira (ABEEólica).

O artigo “Os Desafios para Diversidade e Inclusão de Gênero na Indústria Eólica e a Perspectiva ESG das Organizações” foi publicado na edição de março (vol 4/2024) do Journal of Lifestyle and SDG´s Review, e pode ser acessado aqui , em três idiomas (português, inglês e espanhol). “ESG” é a sigla para “Environmental, Social and Governance”, uma perspectiva que ganha força em diversos mercados a partir do reconhecimento de valor econômico em aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.

O trabalho discute cinco desafios para a diversidade e inclusão de gênero no setor de energia eólica, além de apresentar iniciativas do tipo levantadas durante a pesquisa. Foram entrevistadas diferentes representantes do setor eólico nacional e global sobre iniciativas já em curso, e sobre os entraves e desafios para escalonar esses projetos.

Mulheres na Eólica – A professora Juliana Lucena coordena o Mulheres na Eólica, projeto de extensão tecnológica do IFPE apoiado pela FACEPE que já formou mais de 150 mulheres em conhecimentos e tecnologias do setor de energia eólica – a maior parte delas estudantes e egressas do Campus Ipojuca. O projeto promoveu etapas de imersão tecnológica em empresas de Suape e colabora com organizações da área em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento. Saiba mais sobre o Mulheres na Eólica, que está atualmente em sua terceira edição.

Fim do conteúdo