Início do conteúdo

Eventos discutirão direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade na Educação Profissional

Programação acontece entre os dias 19 e 20 deste mês e contará com a apresentação de trabalhos de pesquisadores do IFPE


Serão realizados entre os dias 19 e 20 deste mês, a II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade. Os eventos serão inteiramente on-line, gratuitos, acessíveis em LIBRAS e com certificação.

Voltado para pesquisadores, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados, os encontros terão como tema “Corpos Interseccionais em luto e em luta” e contam com a organização do Instituto Federal do Pará, em parceria com o IFPE, IFRN e Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), além do apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA), em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGEd/UFRN). 

A II Jornada é fruto de um projeto de pesquisa interinstitucional financiado pelo edital universal do CNPq e desenvolvido por pesquisadores, estudantes, técnicos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do IFRN, do IFPE, do IFPA, da FPS, da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França). A produção do conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas por essas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade, vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes mulheres e/ou LGBT+.

Na mesma perspectiva, o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade propõe dar continuidade ao debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e etnicorraciais. Pretende-se, ainda, problematizar a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis, e refletir sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional e Tecnológica enquanto atores e espaço de resistência.

A programação do evento vai contar com a apresentação de diversos trabalhos de estudantes e pesquisadores do IFPE. Para mais informações, acesse o site do evento. 

Tanto a jornada quanto o colóquio serão transmitidos por meio do Canal do Observatório da Diversidade no YouTube e são abertos ao público em geral.

Fim do conteúdo