Início do conteúdo

Perguntas Frequentes


As perguntas estão divididas por macroprocessos, por questões de adequação ao Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE.

01. Gestão Executiva, Política, Organizacional e Estratégica

  • O que é o CONSUP?
    CONSUP é a sigla para Conselho Superior, que é o órgão máximo do IFPE e possui caráter consultivo e deliberativo.  O colegiado é formado por representantes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativos, egressos e aposentados, além de membros da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes. Presidido pelo (a) reitor(a) em exercício, o Conselho é responsável por aprovar as diretrizes de atuação do IFPE e deliberar sobre sua política educacional, programas e projetos institucionais, além de questões administrativas  Os conselheiros são eleitos pelos integrantes da comunidade acadêmica para um mandato de dois anos. Outras informações sobre a organização do colegiado e das suas reuniões podem ser encontrados neste link.
  • O que é o CODIR?
    CODIR é a sigla para Colégio de Dirigentes, que é um órgão consultivo formado pelo Reitor, Diretores-Gerais, pró-reitores e outros gestores da Reitoria. Tem o objetivo de deliberar questões administrativas da instituição, assessorando o IFPE em situações que exijam tomada de decisões, fazendo isto de forma célere e efetiva, submetendo as suas decisões ao CONSUP quando necessário.
  • Onde está o IFPE?
    O IFPE está dividido em Reitoria e 16 campi, do litoral ao sertão: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Além de uma unidade de Educação a Distância EAD.

02. Internacionalização

  • Eu posso estudar fora do Brasil sem sair do meu curso no IFPE?
    Sim, é possível participar de programas no exterior. Para isso, o IFPE dispõe de uma direção de Relações Internacionais, responsável por dar suporte a estudantes que desejam participar dos processos de seleção. Mais informações podem ser obtidas nesse link.

03. Planejamento, Integração e Desenvolvimento Institucional

  • O que é o PDI?
    O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é uma ferramenta estratégica de planejamento e gestão, que considera a identidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco no que diz respeito a sua missão, visão e valores. O plano e outras informações podem ser encontrados neste link.

04. Avaliação, Monitoramento, Controle e Integridade

  • Eu queria denunciar uma coisa errada que está acontecendo no IFPE. Como faço?
    O denunciante deve enviar a denúncia através do Portal Fala.BR, onde é possível manter o sigilo. A denúncia será enviada para a Ouvidoria do IFPE, que investigada seguindo normas legais devidamente instituídas, inclusive encaminhando para órgãos policiais ou jurídicos quando necessário.
  • O IFPE tem Plano de Dados Abertos?
    As informações sobre o Plano de Dados Abertos do IFPE podem ser encontrados nesse link.
  • O IFPE tem Comitê de Integridade?
    O IFPE vem implantando o seu Programa de Integridade, conforme prevê o Decreto n° 8.420/2015 e a Portaria n° 1.089/2018 da CGU determina. Outras informações podem ser encontradas neste link.

05. Ensino

  • Como faço pra estudar no IFPE?
    As seleções para novos estudantes do IFPE é feita semestralmente, sendo divulgado nas suas páginas institucionais e também neste site.
  • Onde encontro os meus horários de aula?
    Os horários de aula podem ser encontrados no site Q-Acadêmico, que todos os alunos do IFPE tem acesso.
  • Onde vejo as minhas notas?
    Assim como os horários de aula, também é possível ver as notas através da aba “Boletim” no site Q-Acadêmico.

06. Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

  • Quero fazer uma pesquisa com os estudantes e servidores do IFPE. Como devo proceder?
    As informações e exigências para realização de pesquisas em nossa instituição estão neste link, que consta no site da Propesq.
  • Como faço para cadastrar uma pesquisa no IFPE?
    Para cadastrar um projeto de pesquisa no IFPE, é necessário seguir as diretrizes previstas na Resolução CONSUP/IFPE nº 19/2014. É necessário preencher formulários que estão disponíveis na Direção de Pesquisa do campus de lotação do servidor.

07. Extensão

  • Como cadastrar um projeto de extensão no IFPE?
    Em qualquer época do ano, um docente ou técnico-administrativo do IFPE pode encaminhar sua proposta, de acordo com as normas previstas. A iniciativa será analisada pelo Comitê de Extensão do Instituto e por avaliadores ad hoc num prazo máximo de 45 dias. Mais informações neste link.

08. Assistência Estudantil

  • Como faço para receber bolsa/auxílio estudantil do IFPE?
    Os programas de assistência estudantil são lançados semestralmente, em cada campus, podendo ser acompanhados nas páginas institucionais. Outras informações podem ser encontradas neste link.
  • O IFPE oferece moradia para estudantes?
    Alguns campi oferecem acesso à moradia em alojamento coletivo e refeições diárias servidas em refeitório próprio. Os editais para ingresso na moradia são lançados periodicamente pelos campi, podendo ser visto nas suas páginas institucionais e neste link.

09. Orçamento, Finanças, Patrimônio, Produção e Suprimento de Bens e Serviços

  • Como é dividido o dinheiro que o IFPE recebe?
    Anualmente, o Colégio de Dirigentes e a Pró-Reitoria de Administração elabora uma planilha orçamentária baseada em itens como quantidade de matrículas, de cursos, dentre outros fatores. Esta planilha é enviada para apreciação do Conselho Superior, sendo válida para o ano seguinte.
  • Ainda não recebi minha farda, isso é normal?
    Como os processos de compra de farda, materiais e outros utensílios dependem de licitação, então é necessário entrar em contato com a Assistência Estudantil do seu campus para saber o que ocorreu.

10. Infraestrutura, Obras e Projetos de Engenharia e Arquitetura

  • Como são feitas as obras no IFPE?
    As obras são acompanhadas pelo DOPE, que atua planejando, organizando, dirigindo, coordenando e controlando todas a as etapas de elaboração e fiscalização de projetos arquitetônicos e complementares de engenharia, além das etapas de fiscalização da execução de obras e serviços de engenharia. Outras informações podem ser obtidas neste link

11. Comunicação, Editorial, Imagem Institucional e Eventos

  • Sigo o IFPE do meu campus no Instagram mas ele não atualiza o perfil por lá. O que eu faço?
    Cada campus possui uma assessoria de comunicação responsável pela atualização dos perfis nas redes sociais, mas é recomendável acompanhar o site do campus que possui atualizações mais rápidas.

12. Pessoas

  • Quando é o próximo concurso do IFPE?
    O IFPE trabalha com concursos periódicos para docentes e técnicos-administrativos. As seleções podem ser acompanhadas neste site.
  • Queria saber se tem vaga sobrando para professor de uma determinada matéria. Onde vejo?
    O código de vaga associado ao docente não é vinculado a uma matéria e nem a um campus específico. Dessa forma, a solicitação de um docente de determinada disciplina/eixo está associada à necessidade do campus para aquela especificidade.
  • Quantas vagas há disponíveis para técnicos-administrativos?
    O IFPE publica mensalmente a quantidade de vagas disponíveis para técnicos-administrativos, neste link. As vagas em aberto são preenchidas pelos aprovados em concursos vigentes, ou através de redistribuição de outras instituições.
  • Fui contemplado no edital de remoção e ainda não fui removido. Por quê?
    De acordo com o edital de remoção vigente (para docentes e técnicos-administrativos, acessíveis neste link), a remoção de um servidor está condicionada à chegada de outro servidor para ficar no seu lugar.
  • Gostaria de ser redistribuído para o IFPE. Como faço?
    Siga as orientações presentes neste link. 
  • Como faço para participar do PGD?
    Entre em contato com o seu superior imediato, manifestando interesse em ingressar no PGD. Outras informações podem ser obtidas aqui.

13. Tecnologia da Informação e Comunicação

  • Por que minha escola não tem internet?
    O acesso à internet nos ambientes escolares dependem de fatores como potência do sinal. Caso haja um problema crônico, entre em contato com o coordenador do curso para que ele possa conversar com o setor de TI do campus.
  • Está faltando um programa importante no computador do laboratório da escola. Com quem eu falo?
    Assim como ocorre com a questão da internet, é necessário entrar em contato com o coordenador do curso para que ele solicite a inclusão do programa, pelo setor de TI.

Última atualização em 24/10/2023

Fim do conteúdo