IFPE e IFRN participam de missão na África do Sul

Delegação do IFPE e IFRN realizou missão internacional junto à universidade sul-africana na Cidade do Cabo

De 19 a 26 de novembro, a Chefe do Departamento de Relações Internacionais (DRIN) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), profa. Carol Bello, e uma delegação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizaram missão internacional junto à University of Western Cape (UWC), na Cidade do Cabo, na África do Sul. A delegação do IFRN foi composta pelo reitor, prof. José Arnóbio Araújo Filho; o assessor de Extensão e Relações Internacionais, prof. Samuel Lima; o assessor de Mobilidade Internacional, prof. Bruno Lima; e o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Tarso Casadei.

Durante a semana, foram realizadas reuniões administrativas e acadêmicas. Atividades de apresentação das instituições, sua história, estrutura, departamentos e cursos foram realizadas na presença do reitor da UWC, prof. Tyrone Pretorius; do assessor executivo e de Planejamento Institucional, Mr Larry Pokpas; do diretor de Relações Internacionais, Mr Umesh Bawa; e do diretor do Centro de Pesquisa sobre Multilinguismo e Diversidades da Faculdade de Artes e Humanidades, prof. Quentin Williams.

Além disso, foram realizadas reuniões para planejar atividades de mobilidade internacional e de interações remotas para estudantes e servidores/as e para apresentar projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nas instituições. Com a realização dessas atividades, o IFPE e UWC deram início às tratativas para a formalização da cooperação internacional entre as instituições.

“Fazer essa interação entre o continente africano e as instituições da Rede Federal é o primeiro passo para ações de internacionalização comprometidas com a solidariedade e a justiça social. A UWC tem uma rica história de luta contra a segregação e foi responsável pela formação de grandes nomes na história da África do Sul. A partir de agora, iniciaremos atividades de aproximação entre os servidores das duas instituições para que projetos sejam desenvolvidos em colaboração”, avaliou o professor José Arnóbio.