Início do conteúdo

IFPE participa de pesquisa que utiliza IA para combate à hanseníase

Data 26/01, desta sexta, marca o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase


Neste Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, 26 de janeiro, o destaque vai para a participação do IFPE Recife em pesquisa que utiliza Inteligência Artificial para o enfrentamento da doença.

Trata-se do projeto hansen.ai, aprovado na Chamada Pública CNPq nº 21/2023 e que irá receber um investimento de R$ 1.497.060, ao longo de três anos, com foco no combate à hanseníase com auxílio de IA. O projeto teve início neste mês, considerado janeiro roxo, cor da luta. Infelizmente, o Brasil ocupa a 2ª posição mundial de registros de novos casos de hanseníase, o que torna iniciativas como o hansen.ai importantes.

O projeto conta com a participação do professor e pesquisador do campus Recife Hilson Vilar, estudiosos de outras instituições nacionais (UFPB e UFAPE) e internacionais (Dublin City University), sob coordenação da professora Patrícia Endo (UPE).

Hilson explica que o principal objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de uma plataforma capaz de predizer complicações decorrentes da doença, utilizando modelos de inteligência artificial. Com isso, será possível a análise, otimização e desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao tratamento de pacientes com hanseníase, além da prevenção de incapacidades decorrentes da enfermidade. Para tal, a equipe de execução do projeto é multidisciplinar, incluindo especialistas nas áreas clínica, Computação, Design e Comunicação.

O trabalho prevê bolsas para atuação também de estudantes.

Fim do conteúdo