IFPE promove Encontro de Extensão 2023 de forma híbrida

Evento aconteceu no campus Vitória de Santo Antão e reuniu participantes de todos os campi

O maior evento de Extensão do IFPE está de volta. Com o tema “A formação humana no fazer extensionista”, o XI Encontro de Extensão (ENEXT) do IFPE aconteceu dia 06 de dezembro no Campus Vitória de Santo Antão. A edição de 2023 é a primeira realizada após a pandemia do Covid-19 e ocorreu de forma híbrida.

Assim como os anos anteriores, o evento integrou a IV Semana Acadêmica do IFPE, a Mostra Integrada de Cultura e Artes (MICA) e o Workshop de Estágio, Emprego, Egressos e Empreendedorismo.

Boas-vindas

A abertura do encontro contou com a apresentação cultural do Grupo LiterAtos, coordenado pelo professor do Campus Vitória, Rafael Setestrelo, no auditório central. “Hoje, foi a despedida dessa trupe atual do LiterAtos. Tanto professor, como estudantes, para estarem aqui no palco, precisam ter muito amor. O LiterAtos é um patrimônio desse Campus. Que bom ter a MICA de volta, estava com saudade. Viva o ENEXT!”, declarou Rafael.

ENEXT / MICA 2023

Na sequência, as boas-vindas foram dadas pela Pró-Reitora de Extensão do IFPE, Ana Patrícia Falcão; o Diretor de Desenvolvimento Educacional do IFPE-Vitória, Clécio Gomes, que esteve representando o Diretor-Geral, Mauro França; o Coordenador de Extensão do Campus Vitória, Renato Lemos e o representante do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia e extensionista, Talysson Daniel.

“Os projetos de extensão são o elo da instituição com a comunidade. Isso é muito importante para nossa formação, porque ir ao campo coloca em xeque nossas experiências e práticas profissionais”, avaliou o estudante.

Já a pró-reitora Ana Patrícia expôs um breve panorama da extensão do IFPE no período 2022/2023. “É uma emoção muito grande estar aqui. Foram vários desafios vencidos, para que a gente pudesse estar aqui num evento híbrido com um dia presencial. Em 2023, foram 160 projetos cadastrados e 162 bolsistas e voluntários/as de cursos técnicos e superiores. Não são só números, são vidas que estão sendo impactadas pela extensão. Antes de cuidar dos processos, a gente precisa cuidar das pessoas. Por isso o tema desta ano. Temos muita gente para agradecer, desde a equipe da Proext, aos gestores e coordenadores de extensão dos campi”, declarou.

Mesa-redonda

A programação da manhã seguiu com uma mesa-redonda sobre a humanização das ações no fazer extensionista, a partir de experiências dos campi Caruaru, Olinda e Vitória de Santo Antão. A Diretora-Geral do IFPE-Caruaru, Elaine Rocha, destacou o projeto desenvolvido com socioeducandos da Funase e reforçou o papel social da extensão. “É transformador ver como a gente impacta a vida das pessoas, principalmente de quem está na margem. A gente precisa entender a dor do outro. A gente precisa de uma sociedade que olhe para todos”, defendeu.

Já o professor de música José Davison da Silva compartilhou a experiência exitosa do Núcleo 60+ do IFPE-Olinda e destacou a compreensão empática e visão humanística no fazer extensionista. “A extensão é uma dimensão educativa baseada na dialogicidade. Quando desenvolvemos ações no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), por exemplo, olhamos para as pessoas como ser humano, que tem uma história, e não como um diagnóstico”, contou.

Nessa linha, o professor de filosofia do Campus Vitória, Lucas Dantas, trouxe algumas reflexões sobre a perspectiva inovadora de se abordar a humanização extensão. “Como lidamos com processos de humanização na nossa área? Como estão sendo nossas relações interpessoais? Nós somos grandes, porque somos diversos, não porque somos iguais. É muito importante a convivência, a empatia, o diálogo como processo permanente e a autonomia responsável e social”, declarou.

Durante a manhã, também  houve o lançamento do romance: “Dom Pirrito”, vencedor do concurso Mar que Arrebenta 2023, do professor Rafael Setestrelo, e uma fala do Pró-Reitor de Pesquisa e Reitor em exercício, professor Mário Monteiro: “A extensão está cada vez mais valorizada no meio acadêmico. Por onde o IFPE passa, é reconhecido pela extensão que faz. A ideia é que a gente invista cada vez mais em ações integradas da extensão com a pesquisa e o ensino”, afirmou.

Workshop de Estágio, Emprego, Egressos e Empreendedorismo

No turno da tarde, os trabalhos começaram com uma apresentação cultural do Grupo Instrumental Saxofrevo. O quinteto de saxofone misto, é formado por bolsistas PIBEX do curso de Licenciatura em Música do IFPE-Belo Jardim, sob a coordenação do professor Evandro Sampaio, e interpreta um repertório de frevo e sua diversidade.

A programação seguiu com palestras e oficinas. No auditório central,  houve uma roda de diálogo sobre Postura Comportamental frente aos processos seletivos de estágio e emprego, com os/as servidores/as Márcia Girlene (Proext), Nayara Ferreira (Campus Paulista) e Conan Ramos (Campus Vitória), além de uma oficina de Produção acadêmica: sobre escrita de relatório e artigo científico, com os professores do Campus Vitória Willamis Araújo e Christianne Torres.

Paralelamente, no Prédio de Pesquisa e Extensão, o público pôde prestigiar uma palestra sobre Captação de Recursos em órgãos de fomento, com o professor Hillson Vilar do IFPE-Recife. Encerrando o evento, no mesmo local, houve o Encontro dos Núcleos de Empreendedorismo do IFPE, presentes em todos os campi, com mediação do Diretor de Extensão Fernando Coelho e participação do Pró-Reitor de Pesquisa, Mário Monteiro, e do Chefe do Departamento de Inovação e Tecnologia do IFPE, Allan Lima.

As apresentações dos/as bolsistas foram realizadas de forma online e estão disponíveis nos canais de youtube dos seus respectivos campi.