Escola da Terra do IFPE tem seu último encontro em Garanhuns e Afogados da Ingazeira

Evento contou com representantes dos 26 municípios do estado.

Nos últimos dias 7, 8 e 9 de maio aconteceu o último módulo da Escola da Terra do IFPE 2023/2024 em Afogados da Ingazeira e Garanhuns, nos Seminários de Agroecologia e Educação do Campo do IFPE. Foi um momento de participação massiva das professoras e dos professores cursistas, que representam 26 municípios de Pernambuco, docentes de redes municipais e da Rede Estadual.

Além de participar dos debates e outras atividades ofertadas no evento, os/as cursistas apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso em concorridas salas, compartilhando experiências potencializadas pela Escola da Terra. Alguns professores/as ainda ministraram oficinas pedagógicas para o conjunto dos presentes. Luciana Ferreira, cursista de Sirinhaém que ofertou a oficina “Didática de Alfabetização e letramento em classes multisseriadas” declarou que “foi muito bom, recebi muito. Foi muito gratificante, pois as pessoas participaram muito da oficina”. Elenilda Amaral, cursista de Afogados da Ingazeira que ofertou a oficina “Glosa: nuances da oralidade e da escrita” afirmou que “conseguimos partilhar um pouco da nossa experiência com a produção da glosa, tirar algumas dúvidas e curiosidades dos participantes e ainda fazer uma produção coletiva de algumas estrofes”.

Ainda este ano, começam novas turmas da Escola da Terra do IFPE com uma novidade: a oferta de vagas para pós-graduação. Os municípios da Zona da Mata, Sertão do Pajeú e Grande Recife que ainda não aderiram podem entrar em contato com o programa através do e-mail escoladaterraifpe@reitoria.ifpe.edu.br.  Para o coordenador do programa no IFPE, o professor André Gonçalves, “é muito gratificante poder ofertar essa iniciativa da Secadi/MEC em Pernambuco. O IFPE tem o compromisso com a formação continuada de professores/as e a Escola da Terra é vital para que essa nossa missão esteja direcionada aos docentes das escolas do campo, sempre em conjunto com representações dos povos das águas, campos e florestas como a FETAPE, o MST e a CPT.”