Início do conteúdo

IFPE realiza oficinas em comunidades do estado

Oficinas aconteceram em diferentes comunidades e nos Campi Garanhuns e Afogados da Ingazeira.


Nos últimos dias 7, 8 e 9 de maio foram realizados os Seminários de Agroecologia e Educação do Campo do IFPE. Na quarta-feira (08), foi o dia da oferta de oficinas que aconteceram no Campus Garanhuns, no Campus Afogados da Ingazeira do IFPE e também em diferentes comunidades. As comunidades quilombolas do Atoleiro, Castainho e Angico, o STR de Bom Conselho e a cidade de São João receberam diferentes oficinas.

Para a presidente do SRT de Bom Conselho, a agricultora familiar Amanda Nascimento, “a oficina foi o máximo. A gente só tem a agradecer, pode contar com o sindicato que estamos à disposição”. Nesse local foi trabalhado a produção de pomadas para animais pela professora do IFPR Ana Radis. No Quilombo do Angico, a temática foi o encontro com a educação e o patrimônio cultural a partir da Casa Xambá, ministrada pela docente Pallomma Mello que declarou que “estava encantada com a troca de conhecimentos entre os presentes e a receptividade dos quilombolas”.

Já na comunidade quilombola do Atoleiro foi a vez das mulheres da AIMCUPE, que representam as mulheres indígenas em contexto urbano de Pernambuco, dialogarem sobre ervas, pinturas e desenhos dos povos originários. Adriana Kayany, liderança dos povos originários ficou encantada com a força da atividade em um território de uma comunidade tradicional. Creuza Pereira, que
acompanhou a oficina “Agroecologia e reciclagem” ministrada no Quilombo Castainho revelou que a “oficina foi muito boa, por isso estamos sempre disponíveis para o IFPE”.

A cidade de São João recebeu uma oficina sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que esclareceu os presentes sobre como ingressar nessa importante iniciativa. Joseane Mota, militante do MMTR-PE, movimento de mulheres trabalhadoras rurais responsável por articular essa oficina, se mostrou feliz com a iniciativa por ter reunido mulheres de diferentes cidades vizinhas.

Confira imagens!

Fim do conteúdo