Parceria com projeto da UFPE Cores do Nordeste incentiva a produção de tintas e fortalece a formação artística no IFPE Olinda

Projeto capacita servidores e estudantes do IFPE Olinda na criação de aquarelas, guaches e pastéis, ampliando acesso a materiais de qualidade

Nesta segunda-feira (15/07), uma oficina de produção de tinta pastel foi realizada no IFPE Olinda. Não é a primeira vez que a comunidade experimenta a fabricação de tintas. Logo após a pandemia, uma parceria entre o curso de Artes Visuais do Campus Olinda e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do projeto de extensão “Cores do Nordeste” do Departamento de Geologia, começou a ser desenhada. De lá para cá, já foram ministrados ao menos três cursos exclusivos para servidores e estudantes do IFPE Olinda. A parceria já rendeu publicações e doações para o Campus.

A capacitação Cores e Técnica tem como objetivo capacitar os participantes na produção de aquarelas, guaches e pastéis artesanais, utilizando pigmentos sintéticos e naturais. A primeira turma, exclusiva para estudantes e servidores do IFPE Olinda, teve carga horária de 30 horas, distribuídas em quatro encontros presenciais no Laboratório de Geoquímica da UFPE, realizados entre outubro e novembro de 2023.

A oficina ministrada no Campus integra o curso “Cores e Técnicas”, focado no pastel seco e oleoso, destinado a servidores, estudantes, coordenado pelo professor da UFPE Ricardo Pereira, responsável pelo projeto Cores do Nordeste. Antes, junto professora Thais Andressa Carrino, ele já havia ministrado o curso Cores do Recife.

A parceria entre o IFPE e a UFPE também resultou no lançamento de uma edição especial da Revista Cores do Nordeste, dedicada aos técnicos, discentes e docentes do curso de Artes Visuais do IFPE Olinda inscritos no curso.

Além dos cursos, a parceria tem gerado doações significativas de materiais. No ano passado, foram doadas cerca de cem pastilhas de tinta. Recentemente, durante o período de greve, mais de 120 pastilhas de aquarela, incluindo tintas avulsas, potes e estojos, foram doadas para uso nas disciplinas o curso de Artes Visuais.

O técnico em laboratório do IFPE Olinda, Eduardo Gomes, participou dos cursos do Cores do Nordeste e também ministrou a oficina de produção de tinta pastel. Ele destaca a importância da formação no desempenho de estudantes e servidores. “Esse curso vem suprir uma lacuna, capacitando para produzir tintas com qualidade profissional, como aquarela, guache, pastel seco e oleoso. Eu sinto que é uma parte que não tínhamos aqui, no IFPE Olinda. Só sabia utilizar a tinta e agora sei produzir. É muito gratificante fazer uma pintura na qual eu criei a tinta. Ver a materialização de todo esse conhecimento”.

Para o chefe do Departamento de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPE Olinda, Caio Araújo, a parceria é estratégica. “Começamos após a pandemia. Trata-se de uma extensão da UFPE. Do ponto de vista institucional, é muito rico estar ao lado da Federal, atendendo uma demanda técnica que era uma lacuna para gente. Aproxima a gente de uma instituição grande que é a Universidade Federal”.

A professora Lisa de Lisieux, que ministra a disciplina de pintura no IFPE Olinda e participou de cursos do Cores do Nordeste, ressalta a relevância das doações para os estudantes. “O material é importante para os estudantes que encontram dificuldade em comprar material de boa qualidade, que são caros. Os pigmentos puros são caros. Com esse acesso, poderemos ter uma produção de maior qualidade nos ateliês”, ressalta.

As tintas doadas ao IFPE Olinda são produzidas pelos estudantes que participaram ou participam dos cursos do Cores do Nordeste. “Na primeira doação, recebemos um material que não era muito fluido e havia cores limitadas. Já nessa última doação foram as tintas produzidas pelo curso Cores do Recife. São aquarelas mais fluidas feitas de material como mel e goma arábica, além de outros químicos”, explica a professora.

Segunda ela, com esse último material será possível realizar um trabalho mais efetivo, devido ao maior número de cores. As tintas do tipo pastel seco são usadas nas atividades de desenho de observação ou de modelo vivo. Já na disciplina de pintura são usadas as tintas do tipo pastel oleoso e as aquarelas.

A parceria entre as instituições fortalece a formação técnica e prática dos estudantes, ampliando o acesso a materiais de alta qualidade e promovendo a integração entre o conhecimento teórico e a aplicação prática.