Servidores/as do IFPE concluem curso de Introdução à Libras

Participantes produziram um vídeo em Libras como atividade final da capacitação

Servidores e servidoras do IFPE concluíram, nesta última quarta (04/09), o curso Introdução à Libras, que foi realizada de forma presencial no Campus Recife. A capacitação teve carga horária de 30 horas e foi ministrada pelo professor Cristiano Brito, do Campus Vitória de Santo Antão.

Docentes e técnico-administrativos de vários campi e Reitoria participaram do curso. Entre eles, está o professor Anselmo Albuquerque, do Campus Ipojuca, o qual se interessou pela Língua Brasileira de Sinais a partir do contato com um aluno surdo no campus. “Parabenizo a instituição pela iniciativa. Foi um curso curto, mas que muito somou. Conhecemos um pouco mais sobre a comunidade e cultura surda e nos tornamos capazes de estabelecer uma comunicação básica em Libras, permitindo que possamos acolher e interagir melhor com nossos estudantes surdos”, ressaltou.

Para a professora Inêz Santos, do Campus Igarassu, a capacitação foi uma experiência enriquecedora: “Aprendi que a inclusão começa com nossa atitude de aprender e compreender a realidade da pessoa surda, e que a linguagem é um dos aspectos fundamentais para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Em breve, receberei nas minhas aulas estudantes surdos e esse foi um passo inicial para dialogar com eles e preparar minhas aulas, de modo a facilitar a compreensão dos conteúdos e torná-las mais acolhedoras e inclusivas. Espero, com isso, facilitar a interação e contribuir para uma melhor participação desses estudantes no ambiente educacional”, destacou.

Lílian Guerra, tecnóloga em Gestão de Pessoas da Reitoria, também participou do curso e destaca a importância dessa iniciativa: “Sou uma grande admiradora da Libras, e apesar de esse não ter sido o meu primeiro curso na área, achei a experiência muito gratificante. Poder contribuir para tornar a instituição mais inclusiva me deixa muito feliz. É muito bom ver e participar de ações concretas que buscam diminuir as barreiras da comunicação com as pessoas com deficiência e desta forma viabilizar melhores condições de aprendizado dos estudantes e servidores”.

>>> Acesse aqui o vídeo da atividade final que foi realizada pelos/as participantes