IFPE, Iphan, Fundarpe e PCR debatem proposta arquitetônica do novo Campus Recife-Centro

Proposta de intervenção nos edifícios Trianon e Art. Palácio foi apresentada ao Colegiado de Patrimônio Federal, Estadual e Municipal

Nesta quarta-feira (25), o reitor do IFPE, José Carlos de Sá, participou da primeira reunião técnica sobre a proposta em andamento de intervenção nos edifícios Trianon e Art. Palácio, que abrigarão o futuro campus do IFPE, o Recife-Centro. Com o objetivo de assegurar que as intervenções sigam as melhores práticas de preservação dos valores históricos e culturais da área, além de priorizar uma estrutura adequada para a atividade da educação, o projeto está sendo elaborado pela Prefeitura do Recife, com base no programa de necessidades realizado pelo IFPE com os requisitos que devem ser considerados e em diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o IFPE, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC/ICPS) e da Unidade de Licenciamento de Zonas Especiais.

“Esse novo campus do IFPE será a âncora do projeto de revitalização do centro do Recife. Nosso desafio é entregar algo de qualidade. Estamos trabalhando com um ícone da arquitetura brasileira, numa avenida histórica da cidade do Recife. Então, precisamos preservá-la. Queremos modernizar, mas mantendo as fachadas, o desenho de esquadras e cores originais, além de criar áreas de interação do edifício com a cidade e a população, atraindo novos interesses à região”, explicou o arquiteto responsável pelo projeto, Eugênio Maia, da Secretaria de Educação do Recife. Um estudo preliminar foi apresentado por ele ao Colegiado de Patrimônio Federal, Estadual e Municipal durante a reunião, que aconteceu na sede do Iphan, localizada no bairro de São José, área central do Recife.

“Confesso que o projeto de revitalização do centro do Recife nos atraiu enquanto instituição de educação, que entende essa iniciativa também como uma proposta de inclusão social e de transformação de realidades. Então, a gente se coloca nesse lugar com esse propósito de trazer, pra cidade do Recife e seu entorno, um espaço de oportunidades através do IFPE”, destacou o reitor, que estava acompanhado pela Pró-Reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do IFPE, Juliana Andrade, pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação em exercício, Gabriela Falcão, e pelo Assessor de Políticas Institucionais do IFPE, Fernando Nicácio.

“O que a Prefeitura do Recife está fazendo com o IFPE é discutir cada detalhe desse projeto, pra respeitar toda legislação de Patrimônio, trazendo vida, uso, ocupação, atividade para dois imóveis muito importantes do nosso centro. Então a ideia dessa reunião foi juntar diferentes órgãos, municipais, estaduais e federais, para que a gente possa fazer um projeto de forma colaborativa”, avaliou Ana Paula Vilaça, Chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro).

O investimento total do projeto é de R$ 29,5 milhões, sendo R$ 15 milhões do Ministério da Educação (MEC) para as obras e R$ 14,5 milhões da Prefeitura do Recife. A iniciativa integra uma série de ações voltadas para a renovação da Avenida Guararapes e sua área central, com o objetivo de consolidar o espaço como uma referência para educação e comércio.

Na reunião, também foi apresentada uma perspectiva da audiência pública e do processo de escuta social que serão realizadas em novembro deste ano.