Início do conteúdo

IFPE promoverá audiência pública para a escolha dos cursos do novo Campus Recife Centro

Escuta acontecerá no dia 09/12, e estará aberta a estudantes, sociedade civil, movimentos sociais, empresários e políticos


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) vai promover, no dia 09 de dezembro, uma audiência pública para a escolha dos cursos que serão ofertados no novo campus do IFPE que será implantado no centro da cidade do Recife. Confira aqui o edital de Convocação de Audiência Pública e de Escuta Social.

Dadas as condições socioeconômicas preexistentes no município do Recife, a disponibilidade da oferta de cursos por eixos tecnológicos e tipos de ofertas por instituições públicas e privadas na Região Imediata do Recife, o novo campus buscará atuar, prioritariamente, nos seguintes eixos tecnológicos: Informação e Comunicação; Produção Cultural e Design; Turismo, Hospitalidade e Lazer; e Desenvolvimento Educacional e Social.

Com base nisso, será realizada uma escuta social ativa no município e região com o objetivo de coletar as informações para atender às necessidades reais da comunidade local, para que assim se possa definir quais cursos serão implantados no campus. A audiência pública será aberta para estudantes, sociedade civil, movimentos sociais, empresários e políticos.

 

Como participar?

A participação na audiência pública e na escuta social obedecerá às seguintes regras:

a) será permitida a participação de qualquer pessoa ou entidade interessada no assunto objeto da discussão;

b) as inscrições para exposições orais serão feitas no ato da audiência pública, garantindo-se ao/à inscrito/a conhecer a ordem de seu pronunciamento;

c) cada pessoa poderá inscrever apenas o próprio nome ou ser portadora de procuração de apenas mais uma pessoa;

d) serão abertas, por ordem de inscrição, cinco vagas por segmento, sendo eles: estudantes, sociedade civil, representação de movimentos sociais, empresariado e políticos;

e) para inscrever-se como representante de movimentos sociais, o/a interessado/a deverá comprovar que pertence ao movimento e tem delegação para falar em seu nome, sendo permitida apenas uma inscrição para cada órgão ou entidade;

f) cada pessoa inscrita terá direito a apenas uma manifestação para apresentação de sugestões ou comentários, a qual deverá ser feita em até cinco minutos, obedecida a ordem de inscrição;

g) as falas deverão ser propositivas e pautadas no foco da audiência pública;

h) somente serão aceitas inscrições de pessoas com dezesseis anos de idade ou mais;

Vale destacar que o processo de escuta social acontecerá durante e após a audiência pública, momento em que o formulário de consulta continuará disponível para a comunidade por quinze dias.

 

Audiência Pública

Data: 09 de dezembro

Horário: 09h

Local: Recife Expo Center – Cais de Santa Rita, 156 – São José – Recife/PE

 

SAIBA MAIS

O Governo Federal anunciou, no dia 12/03/24, a criação de 100 novos campi vinculados aos Institutos Federais em todos os estados do país. A iniciativa faz parte do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Para o estado de Pernambuco, que possui dois Institutos Federais distintos, foram anunciados seis novos campi: Bezerros, Goiana, Recife e Santa Cruz do Capibaribe, que serão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); e Águas Belas e Araripina, pelos quais responderá o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

A partir do anúncio, o IFPE vem dialogando com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), para viabilizar os trâmites técnicos necessários à implantação de cada um dos campi, formalizados por meio dos Planos de Implantação. Da mesma forma, foram iniciadas as tratativas com as Prefeituras Municipais, que são parte componente do processo, e formalizaram, por meio de Cartas de Compromisso, sua disposição em trabalhar em parceria com o IFPE.

Agora será dado início às audiências públicas e aos processos de participação nos municípios contemplados para discutir a escolha dos cursos a serem oferecidos em cada novo campus.

A equipe técnica do IFPE já iniciou elaboração dos projetos de reforma, adequação e construção para o prédio de Recife, em parceria com a Prefeitura do Recife, e de construção das instalações nos terrenos de Goiana e Santa Cruz do Capibaribe. Em seguida correrão os trâmites para licitação das obras, conforme estabelece a legislação e, cumprida esta etapa, serão iniciadas as obras.

 

Fim do conteúdo