Início do conteúdo

IFPE e MEC promovem o Seminário Antônio Bispo dos Santos em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista

Evento acontecerá no dia 27 de novembro, em Brasília


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promoverão o I Seminário Antônio Bispo dos Santos em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, no próximo dia 27 de novembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento propõe reunir representantes de comunidades quilombolas e indígenas, acadêmicos, movimentos sociais e representantes do poder público, ampliando o debate sobre os avanços e desafios das políticas de educação intercultural e antirracista.

O Seminário “Antônio Bispo dos Santos em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista” é uma iniciativa formativa e de intercâmbio de experiências pedagógicas organizada por ativistas, lideranças comunitárias, professores(as) e gestores(as) do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista, oferecida pelo IFPE – Campus Garanhuns. A primeira turma leva o nome do mestre de saberes Nego Bispo, do Quilombo Saco do Curtume, no Piauí, em homenagem à sua inestimável contribuição como educador, lavrador e poeta contracolonial, que atuou como docente do componente curricular “Saberes Indígenas e Quilombolas e Decolonialidade” .

De acordo com o Coordenador da Pós-Graduação Antirracista, Ciro Linhares, “o IFPE – Campus Garanhuns assume um papel essencial no fortalecimento da educação quilombola no Agreste pernambucano, promovendo a integração de práticas pedagógicas com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ). A organização deste seminário busca consolidar o papel institucional do IFPE e fortalecer a cooperação com os Movimentos Quilombola e Indígena de Pernambuco, evidenciando as práticas pedagógicas e as ações comunitárias promovidas por professores(as), gestores(as) e ativistas pernambucanos.”, avalia.

Ainda de acordo com Linhares, a realização deste seminário coincide com a criação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), instituída pela Portaria nº 488 de 2024, que visa enfrentar as desigualdades étnico-raciais e valorizar as políticas educacionais para a população quilombola. A pós-graduação, lançada antes do PNEERQ, já atua nos eixos prioritários de promoção das trajetórias quilombolas e indígenas e na formação de professores e gestores para as relações étnico-raciais, evidenciando seu papel fundamental na efetivação de políticas públicas educacionais como instrumentos de transformação social. Essa atuação ocorre pela articulação entre Institutos Federais, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e os movimentos sociais quilombolas e indígenas.

O Seminário “Antônio Bispo dos Santos em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista” acontece no dia 27 de novembro, a partir das 8h, com previsão de término às 18h, no Auditório (anexo) do Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios – Bloco L – Brasília/DF.

Confira a programação:

Dia 27/11/2024

8h30 – Abertura do Evento:

• Apresentação cultural do Quilombo Mesquita (GO).
• Homenagem a Antônio Bispo dos Santos (Nego Bispo) com o tema: “Começo, meio e começo” – Joana Maria, Gean Pankararu e Stephany Metódio.
10h00 – Mesa de Abertura:

• Participação de representantes do IFPE, SECADI/MEC, SEPPIR, Legislativo Federal, Fundação Cultural Palmares, CONAQ, lideranças quilombolas, indígenas e demais convidados.
12:00 – Almoço
14h00 – Mística de abertura

• Lideranças em ação, simboliza transformação, por Fabiana Felix do Quilombola do Angico

14h30 – Apresentação de Pesquisas e Envolvimentos Pedagógicos.

• Trabalhos de discentes e docentes da Pós-Graduação em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista do IFPE Garanhuns.

16h30 – Cine Debate.
• Exibição de curtas-metragens indígenas-quilombolas antirracistas.
17h00 – Apresentação Cultural:
• Confluências Encantantes, por Átila Xukuru
• Ritual de encerramento conduzidos por indígenas e quilombolas.
17h30 – Coffee Break

 

Fim do conteúdo