Notícias
Escola da Terra apresenta produção do Programa e inaugura Pós-graduação durante Seminários Regionais
Eventos aconteceram nas cidades de Iguaracy (Sertão do Pajeú), Igarassu (Mata Norte) e Palmares (Mata Sul). Aconteceu ainda aula magna da Pós-graduação
O Programa Escola da Terra, iniciativa de formação para professores das escolas do campo do Ministério da Educação em parceria com o IFPE, realizou nos dias 06 e 07 de dezembro Seminários Regionais nos três Polos do Programa no Estado.
Os encontros aconteceram no dia 06 no distrito de Jabitacá, município de Iguaracy, no Sertão do Pajeú e no IFPE Campus Palmares, na Mata Sul. Já no dia 07, foi a vez da Mata Norte, no IFPE Campus Igarassu. A programação contou com grupos temáticos, relatos de experiências, palestras e apresentações culturais.
O objetivo dos encontros foi a socialização e o diálogo sobre a produção realizada até agora pelos cursistas do Escola da Terra, já que o curso oferecido pelo Programa tem duas fases: o tempo escola, que são as aulas oferecidas nos campi do IFPE, e o tempo comunidade, que são as intervenções realizadas pelos cursistas em suas escolas de origem.
Pós-graduação
Os Seminários marcaram ainda o início da pós-graduação do Escola da Terra, que será realizada nos Campi Recife e Afogados da Ingazeira, na ocasião aconteceu também a sua aula magna do curso. As turmas da especialização serão formadas por professores que já passaram pelo processo de aperfeiçoamento na primeira etapa do Programa.
Os três eventos tiveram participação de cerca de 300 pessoas entre cursistas, convidados e interessadas na temática. Os encontros contaram com a presença dos povos do campo, principalmente os ligados a movimentos sociais como o MST, a FETAPE, a CPT e a Comissão Quilombola de Pernambuco.
A partir de agora, a Escola da Terra tem um recesso e volta às suas atividades em fevereiro, tanto a pós-graduação como os cursos de aperfeiçoamento que seguem acontecendo nos campi Afogados, Barreiros e Igarassu.