Notícias
IFPE-Recife sediou encerramento da Imersão 2025 do Futuras Cientistas
Objetivo da iniciativa é despertar o interesse e incentivar inclusão de mulheres nas áreas de STEM
O IFPE Recife sediou, nesta sexta-feira (31/01), o evento de encerramento da Imersão 2025 do Programa Futuras Cientistas, iniciativa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O momento marcou também a segunda vez de participação do campus Recife no programa, que tem por objetivo possibilitar e intensificar a familiaridade de estudantes meninas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A ideia é contribuir com a equidade de gênero no âmbito dos espaços científicos e no mundo do trabalho.
Em seu segundo ano à frente de iniciativa representando o IFPE Recife no Futuras Cientistas, a professora Andrezza Tomás, presente no evento e envolvida em trabalho na área de Mecânica que avalia o impacto do biodiesel em motores de diesel, detalhou a experiência: “Quatro alunas e duas professoras da rede estadual de ensino participaram do nosso projeto. Desenvolvemos atividades relacionadas à mecânica do motor diesel e à aplicação de biodiesel. A ideia foi possibilitar o entendimento do processo de funcionamento e utilização do biodiesel como combustível alternativo ao combustível derivado do petróleo, ao diesel. Elas puderam ter contato com o universo da ciência, da mecânica e se envolver com a questão da sustentabilidade, uma vez que o objetivo do trabalho consiste em favorecer a redução de poluentes e o consumo de combustíveis renováveis”.
Nesse sentido, além do componente da inclusão, incentivando maior representatividade feminina na área da Mecânica, o projeto privilegia a sustentabilidade. Outros professores do campus tutores do projeto são Heber Silva e Junior Urbano, que contam ainda com monitoras estudantes do IFPE Recife (Giovanna Oliveira, Bruna Muniz e Suhany Santos).
Participaram ainda do evento, ocorrido no auditório do campus, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Kennys Bonati, George Braga, assessor especial representando o Ministério da Ciência e Tecnologia, a idealizadora e coordenadora do Futuras Cientistas, Giovanna Machado, Maria do Socorro Cavalcanti, que é reitora da UPE, além da deputada federal Iza Arruda. A diretora de Pós-Graduação da UFPE, Luciana Leal, a pró-reitora de Ensino do IFPE, Magadã Lira e o diretor-geral do IFPE Recife, Fábio Nicácio, também marcaram presença.
O encontro contou com apresentação cultural do grupo Defensores Mirins, do Instituto Maria da Penha, depoimento da professora da UFRPE Maité Kulesza e de Lilian Gomes, estudante da Erem Sylvio Rabello representando as participantes do programa.