Notícias
Inscrições abertas para curso de Noções de Primeiros Socorros
Promovido pela equipe de Segurança do Trabalho do SIASS, capacitação é voltada para servidores de todos os campi
Encontram-se abertas, até o dia 10 de março, as inscrições do Curso “Noções de Primeiros Socorros”, iniciativa promovida pela equipe de Segurança do Trabalho do SIASS que pretende capacitar servidores de todos os campi.
As pessoas interessadas em participar devem acessar e preencher o formulário eletrônico disponível aqui. A organização do curso destaca que as vagas são limitadas e a confirmação da participação no curso será realizada por e-mail.
A capacitação tem como público-alvo, docentes, assistentes de alunos e técnicos de laboratório do IFPE. O objetivo é apresentar noções de primeiros socorros para servidores/as da instituição, em cumprimento à Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), tornando esses profissionais preparados para agir em situações de emergência, minimizando os riscos e os impactos de acidentes e situações de perigo.
Serão ofertadas duas turmas, sendo:
– Turma 1: 11/03 – Das 8h às 12h e das 13h às 17h (Carga-horária: 8 horas)
– Turma 2: 12/03 – Das 8h às 12h e das 13h às 17h (Carga-horária: 8 horas)
As aulas serão realizadas no Auditório do Centro de Pesquisa – Campus Recife.
Lei Lucas – A Lei nº 13.722/2018, também chamada de Lei Lucas, tornou obrigatória a capacitação em noções de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas de ensino infantil e básico. A origem dessa lei está relacionada ao caso do menino Lucas Begalli Zamora, que faleceu em 2017 após se engasgar durante um passeio escolar. A legislação tem como objetivo evitar tragédias semelhantes por meio da preparação adequada para agir em situações de emergência.
De acordo com a organização do curso, a aplicação dessa lei no IFPE é relevante e necessária pelas seguintes razões:
Segurança e proteção dos alunos e servidores
No contexto de uma instituição de ensino como o IFPE, onde há grande circulação de pessoas, o conhecimento em primeiros socorros pode salvar vidas em situações de emergências, como engasgos, paradas cardiorrespiratórias, quedas, convulsões e acidentes laboratoriais, por exemplo.
Ambientes de maior risco
O IFPE possui laboratórios, oficinas e locais onde ocorrem atividades práticas e esportivas, aumentando a possibilidade de emergências médicas e acidentes. Assim, servidores e professores capacitados estarão mais preparados para agir rapidamente.
Conformidade com a Legislação e boas práticas de Segurança
Seguir os princípios da Lei Lucas reforça o compromisso da instituição com a Saúde e Segurança da comunidade acadêmica.
Cultura de Prevenção
A capacitação promove uma cultura de prevenção e cuidado, além de incentivar a comunidade acadêmica a estar preparada para agir em situações de emergência, minimizando os riscos e os impactos de acidentes e situações de perigo.