Início do conteúdo

Maturidade Correcional e Índice de Desenvolvimento da Atividade Correcional – IDECOR


Maturidade Correcional – CRG/MM 3.0

O CRG-MM é um modelo desenvolvido pela Controladoria-Geral da União – CGU para possibilitar a avaliação do grau de maturidade correcional de uma organização pública.

Estruturado em 5 níveis progressivos, diferenciados pelos graus de desempenho esperados, o modelo estabelece os estágios de desenvolvimento da organização em relação à atividade correcional, na medida em que define, implementa, monitora e aperfeiçoa os seus processos e práticas correcionais.

Ao comprovar a “existência” e “institucionalização” de 44 parâmetros, de um total de 59 avaliados pela CGU, a Corregedoria do IFPE sai de uma configuração “inicial’ e passa ao status de “padronizada”, dentro do segundo nível do CRG-MM 3.0. A avaliação também reconheceu “boas práticas” em 12 (doze) atividades essenciais no âmbito da Corregedoria do IFPE, conforme demonstrado no painel a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa conquista evidencia o compromisso da Corregedoria do IFPE numa atuação profissional guiada pela dedicação, eficiência e transparência, assegurando uma responsabilização justa e alinhada aos mais elevados padrões éticos. Nesse contexto, vale destacar, “quanto melhor e mais avançada for a estruturação da unidade setorial de correição de determinado órgão ou entidade, melhor será o desempenho desse órgão ou entidade em relação às suas atividades correcionais. E quanto melhor for o desempenho de determinado órgão ou entidade em relação às suas atividades correcionais, melhor tenderá a ser o desempenho desse órgão ou entidade nos temas relacionados à promoção da integridade, combate à corrupção, gestão de recursos públicos e eficiência na prestação de serviços públicos.” (Nota Técnica nº 1641/2023/CGSSIS/DICOR/CRG).

 

IDECOR – Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional do SisCor

O IDECOR tem como finalidade aferir o desempenho das entidades públicas federais na área correcional, analisando seus principais indicadores, tais como: o grau de apoio da alta gestão, a efetividade na condução dos procedimentos e processos correcionais e a transparência dos trabalhos realizados pela respectiva Unidade Setorial de Correição.

No dia 30 de abril de 2025, a Corregedoria-Geral da União (CRG) tornou pública a primeira relação classificatória dos órgãos e entidades da administração pública federal que compõem o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor): https://www.gov.br/corregedorias/pt-br/institucional/siscor/idecor

A classificação – por faixa de grupos – foi baseada nas pontuações alcançadas no IDECOR:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) integra o Grupo 2, com 8,5 pontos (data de atualização – 09/05/2025):

 

Última atualização em 09/05/2025

Fim do conteúdo